POR FAVOR, ME AJUDEM!! É URGENTE, PARA HOJE!!
1- Realize a representação completa da ligação química, para formação de compostos, entre átomos dos elementos químicos ¹⁶S (enxofre) e ¹H (hidrogênio).
2- Realiza a representação completa da ligação química, para formação de compostos, entre átomos dos elementos químicos ¹⁶S (enxofre) e ³¹Ga (gálio).
Soluções para a tarefa
Resposta:
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Ligações química e a regra do octeto
A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.
Para isso, o elemento doa, recebe ou compartilha elétrons da sua camada mais externa, realizando, portanto, ligações químicas de caráter iônico, covalente ou metálico. Os gases nobres são os únicos átomos que já possuem oito elétrons na sua camada mais externa e é por isso que pouco reagem com outros elementos.
Veja também: Regras de distribuição eletrônica: como fazer?
Distribuição eletrônica do neônio (gás nobre) com evidência à camada de valência, que possui oito elétrons.
Distribuição eletrônica do neônio (gás nobre) com evidência à camada de valência, que possui oito elétrons.
Tipos de ligações químicas
Para obter os oito elétrons na camada de valência como previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e também com a natureza dos átomos ligantes.
Ligações iônicas
Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos (ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).
Os compostos iônicos são duros e quebradiços, possuem alto ponto de ebulição e conduzem corrente elé
Espero ter ajudado
não esqueça de mim agradecer e escolher minha resposta como a melhor e se quiser ser meu amigo(a) é só mim solicitar