POR FAVOR, ME AJUDEM COM ESSA RESPOSTA, ESTOU PRECISANDO O MAIS RAPIDO POSSIVEL, OBRIGADO!!!
O Tribunal de Contas da União (TCU) apresenta, em seu portal on-line, diversos relatórios de auditorias realizadas. Um desses relatórios trata de uma "Auditoria Operacional de exposição da Administração Pública Federal a fraude e corrupção", datada de 14 de novembro de 2018.
Em síntese, essa auditoria avaliou a exposição de instituições do Poder Executivo Federal ao risco de fraude e corrupção, averiguando os controles de:
1) gestão da ética e programa de integridade;
2)transparência e accountability;
3) governança e auditoria interna;
4) gestão de riscos e controles internos; e
5)designação de dirigentes.
Na auditoria realizada, você deve se colocar no papel do usuário. Você faz parte da Administração Pública e precisa ler e interpretar o relatório de auditoria, considerando seus objetivos e finalidade.
Com o objetivo de apresentar esse relatório e a sua análise à sua equipe de funcionários, responda:
a) Qual o tipo de auditoria realizado e quais foram seus objetivos?
b) Qual é a relação da finalidade da auditoria pública com os objetivos da auditoria realizada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando o conceito de Relato Integrado e o exemplo de uma organização do primeiro setor, temos que a alternativa correta é a: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A adoção do Relato Integrado por uma organização privada ou por uma organização pública, pode resultar no aperfeiçoamento dos processos internos. Tal fato auxilia na garantia de melhor fluidez dos processos (afirmativa I é verdadeira).
Isso ocorre, pois, o Relato Integrado apresenta relação direta com a melhoria da comunicação, o que torna a mesma mais precisa e mais eficaz para o manejo das variáveis, como o desempenho (afirmativa II é verdadeira).
Bons estudos!
Explicação:
Resposta:
Explicação: a) A auditoria realizada é do tipo operacional. As auditorias desse tipo têm por objetivos: verificar 1) sua eficiência, ou seja, se os processos estão sendo bem executados, 2) sua eficácia, ou seja, se os processos estão atingindo objetivos e metas, e 3) sua economicidade, ou seja, se os processos têm boa relação de custo-benefício.
No caso, a auditoria operacional verificou a exposição da Administração Pública Federal a fraude e corrupção. Utilizando um índice para avaliar o grau de exposição de diversos órgãos federais, o relatório aponta para uma abordagem de maior eficiência, eficácia e economicidade indicando os órgãos prioritários para a melhoria de seus controles internos.
Trata-se de uma auditoria operacional para preparar outras auditorias, apontando uma ordem de prioridade sobre quais auditorias serão mais eficazes, ou seja, que atingirão melhor os objetivos e as metas do TCU, e quais auditorias terão melhor relação de custo-benefício, ou seja, que melhor aproveitarão os recursos disponíveis no TCU para esse fim. Em outras palavras, a auditoria operacional executada aponta para a melhor maneira de o TCU atingir sua finalidade.
b) Fraude e corrupção são contrárias ao interesse público. Diminuir a exposição à fraude e à corrupção por meio da melhoria de controles internos, priorizando órgãos a partir de um índice, corresponde à finalidade da auditoria pública de verificar conformidades, operações e finanças da gestão pública.