Geografia, perguntado por srbunnyrct, 1 ano atrás

pontos positivos e negativos da revolução chinesa ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por amandasehnmelz
3

As principais consequências da Revolução Chinesa e da consequente tomada do poder pelo Partido Comunista Chinês foram o fortalecimento do bloco Soviético, as revoluções internas, sobretudo o "Grande Salto à Frente" e a "Revolução Cultural".

Apesar das diferenças ideológicas e políticas posteriores entre a URSS e a RPC (República Popular Chinesa) o fato é que a China contribuiu muito para o fortalecimento da posição soviética e do restante dos países do bloco comunista no mundo, tornando-se ao longo do tempo uma enorme potência econômica e um "escudo" que bloqueava efetivamente a influência política e militar dos Estados Unidos e da O.T.A.N. (Organização do Tratado do Atlântico Norte, bloco militar que reunia os Estados Unidos e as potências européias capitalistas).

Respondido por JosGonza
0

A Revolução Chinesa de 1949 ou Revolução Comunista Chinesa foi o resultado da longa guerra civil chinesa, que começou em 1927. Foi o culminar da ascensão do Partido Comunista da China ao poder após sua fundação em 1921.

A Revolução Chinesa

Considera-se que a revolução começou em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial e a invasão japonesa da China, razão pela qual os dois lados, o nacionalista e o comunista, foram forçados a concordar com uma trégua e formar uma frente comum contra o exército invasor.

Entre seus aspectos positivos temos:

  • Vitória comunista e aquisição da China continental. A República Popular da China estabelecida na China continental está instalada.
  • Revolução Chinesa de 1949 (ou "Revolução Comunista Chinesa"), resultado final da longa guerra civil chinesa que opôs o Partido Nacionalista de Chiang Kai-shek (ou Kuomintang) contra o Partido Comunista Chinês liderado por Mao Zedong (ou Mao Tse Tung).
  • O sucesso das reformas econômicas da China resultou em grandes mudanças na sociedade chinesa. A pobreza foi drasticamente reduzida, a riqueza e a desigualdade econômica aumentaram, levando a uma reação da Nova Esquerda Maoísta.
  • As reformas nas leis imobiliárias e fundiárias têm sido um dos principais facilitadores do crescimento econômico da China.
  • Desde 1980, a China é o país com maior crescimento econômico do mundo, com um aumento de 10% ao ano.

Aspectos negativos da revolução chinesa

  • As causas da Revolução Chinesa que levaram a população chinesa a se revoltar foram causadas tanto por fatores internos quanto pelo cenário internacional da época, sendo grande parte das causas as mesmas que levaram à Guerra Civil.
  • O país estava dividido entre os republicanos partidários de uma China democrática e capitalista, com fortes influências europeias e que arrastavam a relação colonialista que a China vivia há séculos.
  • A guerra civil desenvolveu-se em duas fases: a primeira entre 1927-1937 e a segunda entre 1946 e 1949, durante a qual ocorreu a Revolução Chinesa de 1949.
  • De 1959 a 1961, o Grande Salto Adiante causou a Grande Fome Chinesa, na qual entre 15 e 45 milhões de pessoas morreram principalmente devido à fome. O fracasso do Grande Salto Adiante forçou Mao a sair do poder.
  • Durante anos houve áreas na nação chinesa que estavam em uma estranha anarquia, formando grupos derrotados de bandidos cuja intenção era recuperar o país aos poucos.
  • As terras foram tomadas dos latifundiários e distribuídas aos camponeses, sendo a maior promessa cumprida na revolução.

Se você quiser ler mais sobre os aspectos positivos e negativos da revolução chinesa, você pode ver este link:

https://brainly.com.br/tarefa/13204873

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes