Pode-se definir hipótese como sendo a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. Analisando a definição, podemos concluir que hipótese é uma suposta, provável e provisória solução do problema, que deverá ser submetida à verificação para ser comprovada. Assim, a hipótese é uma preposição antecipadora à comprovação de uma realidade (correlação real entre variáveis): propomos, através dela, uma resposta a um problema, sem sabermos se as observações, os fatos ou os dados a provarão ou refutarão. Por exemplo, um sujeito deseja falar urgentemente ao telefone, porém, o mesmo não funciona. Surge, então, uma lacuna de conhecimento (não se sabe o porquê de o telefone não funcionar) e, consequentemente, surge um problema que precisa ser resolvido (o que terá esse telefone para não funcionar?). Hipóteses serão elaboradas na tentativa de solucionar o problema. Hipótese a) Talvez tenha havido o esquecimento de pagar a conta, e a Telefônica desligado o aparelho; b) Pode ser que, na rua, o fio de ligação esteja cortado; c) Pode ser que o aparelho esteja com defeito etc. O sujeito terá que tomar, isto é, obter informações, orientando-se pelas próprias hipóteses para saber em qual delas está a solução. Para isto, ele deverá investigar se as contas dos meses anteriores foram pagas à Telefônica. Segundo, verificar se os fios de ligação estão cortados. Terceiro, manda chamar um técnico que examina o aparelho e verifica que o mesmo se encontra com defeito. Esta última, após realizada a investigação e a hipótese comprovada, pode ser aceita, enquanto as outras devem ser rejeitadas. Nela, portanto, encontra-se a solução do problema.
Disponível em: http://nexus.futuro.usp.br/atividades/1764/file1.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019 (adaptado).
Sobre o conceito de hipótese, julgue os itens a seguir.
I. Ao se definir a hipótese de uma pesquisa científica, deve-se estar atento ao que se chama de variáveis, as quais podem ser classificadas em dependentes e independentes.
II. Alguns aspectos devem ser levados em consideração ao se formular uma hipótese, como plausibilidade, consistência, verificabilidade etc.
III. Não há necessidade de um referencial empírico no desenvolvimento da hipótese, e isso não afeta em nada os resultados da pesquisa científica, ficando a cargo do pesquisador escolher como desenvolver seu estudo.
É correto o que se afirma em
A)
I e II, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I, II e III.
D)
I, apenas.
E)
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
ao se definir a hipótese de uma pesquisa científica, deve-se estar atento ao que se chama de variáveis, as quais podem ser classificadas em dependentes e independentes.Correta
Alguns aspectos devem ser levados em consideração ao se formular uma hipótese, como plausibilidade, consistência, verificabilidade etc.
Correta
Não há necessidade de um referencial empírico no desenvolvimento da hipótese, e isso não afeta em nada os resultados da pesquisa científica, ficando a cargo do pesquisador escolher como desenvolver seu estudo.correta também
NA realidade a hipótese é realizada de modo que existem inúmeras variáveis, podendo ser elas dependentes e independentes. Alternativa C. A base do referencial empírico não se faz necessário no desenvolvimento da hipótese.
Como notamos a hipótese no trabalho científico?
A hipótese dialoga com todos os objetos da pesquisa, utilizando mais de um elemento para chegar aos possíveis resultados, enquanto a individualista segue um pressuposto como bússola.
Assim, a fundamentação teórica está diretamente ligada aos objetos relevantes do projeto, não deixando de lado elementos que servirão de base para o trabalho.
Mais sobre a pesquisa científica:
https://brainly.com.br/tarefa/9436058
#SPJ5