Filosofia, perguntado por winiii001, 8 meses atrás

Platão
O verdadeiro nome de Platão era Arístocles. O primeiro pensador ocidental cujos escritos sobreviveram intactos. Platão discípulo preferido de Sócrates, é geralmente considerado um dos maiores filósofos de todos os tempos, pois ninguém exerceu maior influência sobre a subseqüente evolução do pensamento filosófico ocidental.
- Platão desenvolve sua Teoria do Conhecimento na obra A República, conforme a imagem abaixo: - A doutrina pela qual Platão provavelmente é mais conhecido é a chamada Teoria das Formas. Esta se baseia na noção de que, no mundo material, tudo, sem exceção, é uma cópia de uma forma ideal imutável, que tem existência permanente indestrutível fora dos limites do tempo e do espaço. Para Platão, a educação permite ao educando aflorar as idéias concebidas na alma.
Ele pregava que o corpo e a alma devem ser disciplinados através da ginástica e da música, da estética e da moral, a formação científica e filosófica, para, assim, chegar à dialética. Para esse filósofo, a dialética permite o conhecimento da realidade. De acordo com Platão, para atingirmos o mundo das ideias, precisamos do conhecimento.
Desse modo, ao sairmos do mundo sensível e entrarmos no mundo das ideias, alcançamos o domínio do ser absoluto.
- O “Mito da Caverna” é um dos mais conhecidos textos de Platão e está inserido no “Livro VII” da obra A República. Segundo Platão, para haver uma mudança era necessário o conhecimento associado à atividade política e, para se governar bem, era necessário ser filósofo.
- O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade. Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis).
Para o filósofo, a realidade está no mundo das ideias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das coisas sensíveis, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, não são funcionais e, por isso, não são objetos de conhecimento

Atividades

1)O Mito da Caverna explica/simboliza as duas realidades que são?

2). Quais são os tipos de conhecimento segundo Platão?

3). Quais são as formas de realidade apresentada por Platão na teoria da caverna?

4). Elabore um desenho representando a Alegoria da Caverna de Platão.

Soluções para a tarefa

Respondido por angrl
4

Resposta:

explicação da realidade para o conhecimento filosófico que é a racional sistemático e organizado que busca as respostas não no acaso mas na casalidade.

Perguntas interessantes