História, perguntado por danidias99, 10 meses atrás

pfvvvvvvvvvv me ajudem

7. O século XVIII registrou profundas transformações na maneira de governar de diversos dirigentes: Frederico II, da Prússia, aboliu as torturas aplicadas aos presos em seu país, incentivou as letras, as artes e as ciências e dirigiu pessoalmente a reforma de Berlim, capital da Prússia na época; O Marquês de Pombal, principal ministro do rei D. José I valendo-se de seu enorme poder, decretou a emancipação dos indígenas na América portuguesa, a abolição da escravidão africana e a fundação da Imprensa Régia, em Portugal; José II, da Áustria, adotou a tolerância religiosa, mas manteve intocados o militarismo e a servidão; Catarina II, da Rússia, mandou construir escolas, fundou hospitais, dirigiu a reforma da capital (São Petersburgo) e combateu a corrupção nos meios civis e religiosos. Sobre os dirigentes acima mencionados e seus governos, pode-se afirmar que: *

1 ponto

A) todos foram provavelmente inspirados por ideias iluministas, e o tipo de governo adotado por eles foi chamado pelos historiadores do Século XIX de despotismo esclarecido.

B) somente Frederico II e Catarina II foram inspirados por ideias iluministas, e o tipo de governo adotado por eles foi chamado de socialismo.

C) todos foram provavelmente inspirados pelo filósofo Jean-Jacques Rosseau, e o tipo de governo adotado por eles foi chamado de democracia.

D) Frederico II e o Marquês de Pombal militarizaram seus países e adotaram governos comunistas.

8. François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire, afirma que “a história não é mais que um quadro de delitos e desventuras”. Interessado nos aspectos sociais, culturais e econômicos de diferentes povos, é considerado um dos precursores da ideia da história como ciência autônoma da teologia, da moral, e capaz de desfazer o mito da superioridade dos antigos. Voltaire representa uma corrente cultural denominada de: *

1 ponto

A) Cartesianismo.

B) Evolucionismo.

C) Iluminismo.

D) Realismo

9. A separação dos três poderes e os princípios democráticos conquistaram seu espaço na civilização ocidental como fruto da: *

1 ponto

A) luta dos revolucionários jacobinos franceses que, entre outros, defendiam a abolição da propriedade privada e a aplicação das teses marxistas como instrumentos para a adoção dos princípios da cidadania.

B) luta da burguesia contra o Antigo Regime, que, baseando-se no pensamento de filósofos, como Montesquieu, defendeu a teoria dos Três Poderes como instrumento de crítica ao governo absolutista e de defesa da cidadania.

C) ação dos operários que participaram das revoltas liberais da primeira metade do século XIX, que resultou na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão e na destituição do poder real na Rússia czarista e na Prússia militarista.

D) Guerra de Independência dos colonos norteamericanos, que, com o apoio do governo napoleônico, romperam com a dependência política inglesa e estabeleceram um governo democrático baseado em uma constituição que aboliu a escravidão e estabeleceu a igualdade de direitos para toda população.

10. O sentido primeiro do termo cidadania foi utilizado na Roma antiga para significar a situação política de uma pessoa e os direitos que ela possuía e/ou podia exercer. Nesse aspecto, cidadania, conforme Dalmo Dalari, “[...] expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.” A noção de cidadania, surgida na Roma antiga, se ampliou no Ocidente com o advento: *

1 ponto

A) da expansão marítima e comercial, que estabeleceu o sentido de alteridade em relação aos povos ameríndios.

B) da Contrarreforma católica, que estabeleceu o livre arbítrio religioso como condição fundamental para a consolidação dos ideias cristãs.

C) da independência dos Estados Unidos, que estabeleceu, na sua proclamação, o sufrágio universal para todos os habitantes da ex-colônia, o que levou o país à Guerra de Secessão.

D) das ideias de Montesquieu e de Rousseau, no contexto do Iluminismo, defensores, respectivamente, da divisão dos três poderes e do sufrágio universal.

11. Sobre o Iluminismo é correto afirmar-se que: *

1 ponto

A) fortalecia o Antigo Regime que ainda vigorava na França e, consequentemente, o poder absoluto do rei.

B) foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou resgatar e defender o conhecimento herdado da tradição medieval.

C) surgiu na França do século XVII e defendia a visão teocêntrica medieval.

D) foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão e reformar a sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
18

Letra A

Todos foram provavelmente inspirados por ideias iluministas, e o tipo de governo adotado por eles foi chamado pelos historiadores do século XIX de depotismo esclarecido.

espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes