Artes, perguntado por matheusduarte120207, 10 meses atrás

Pesquise o nome do livro criado por Jean-Baptiste Debret e cite o assunto abordado nesse livro que possui três volumes.

Soluções para a tarefa

Respondido por loiselolo
1

Resposta:

Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi um pintor francês que deixou um acervo muito importante para o estudo da história do Brasil. Em suas obras é possível notar totalmente idealizados; fortes, com traços bem definidos e em cenas heroicas – são aspectos claros do neoclassicismo. Contudo, ao se analisar os textos que acompanham as imagens, são notados aspectos não neoclássicos, mas românticos. O romantismo tem como características a oposição ao racionalismo e ao rigor neoclássico. Caracteriza-se por defender a liberdade de criação e privilegiar a emoção. As obras românticas valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado. Além disso, uma característica essencial do romantismo – que o diferencia do neoclassicismo -, característica esta, notada nos textos de Debret, é a relação que o artista estabelece com as cenas que representa: o neoclássico é apenas um espelho do que observa, tentando fazer uma representação exata, daquilo que vê. Já o romântico, tenta "jogar uma luz" no que observa – o romântico faz uma interpretação daquilo que observa, e é justamente isto que Debret faz nos textos que acompanham as aquarelas: interpretações. Nas aquarelas, Debret era o “espelho” do que observava: este é o Debret com princípios neoclássicos. Nos textos, ele jogava uma luz e interpretava o que via: este é o Debret com princípios românticos.

Explicação:

Respondido por marizafigueiredo62
0

Resposta:

Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Representação de elementos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX .

Explicação:

Ao longo das centenas de gravuras e textos que compõem o livro, Debret registra os cenários, personagens e situações do Brasil na época, como a representação dos índios e dos elementos da natureza, do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX e retratos da suntuosidade da corte Portuguesa. Debret veio para o Brasil com a Missão Artística Francesa, em 1816, e permaneceu no país até 1831, quando regressou à França. A obra é fruto dessa estada de quase dezesseis anos do artista no Brasil. Suas aquarelas, impressas no livro por meio de litografias, e artigos sobre o que conheceu do país possuem vasto e profundo alcance na memória dos brasileiros.

Perguntas interessantes