Lógica, perguntado por silvaguilhermeleal, 8 meses atrás

PESQUISAR QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE EMBALAGENS
PARA ALIMENTOS, FAZER UMA BREVE DESCRIÇÃO E SUAS
APLICAÇÕES​

Soluções para a tarefa

Respondido por qrentsa2
0

Resposta:

1. Embalagens de vidro

O vidro é um dos materiais mais antigos que se tem registro no segmento de embalagens. Era bastante comum, por exemplo, que os antigos armazéns colocassem grãos como feijão, arroz, milho, lentilha, entre outros, em pequenos vidros.

A escolha desse material para embalar alimentos, algo que perdura até os dias atuais, ocorre devido à durabilidade e à resistência. Com isso, é possível manter os alimentos bem isolados do ar e outros elementos externos que poderiam oxidar ou danificar o produto para o consumo.

2. Embalagens de alumínio

Devido às suas propriedades, ou seja, por serem muito leves e duráveis, as embalagens de alumínio são utilizadas para embalar alimentos que precisam ser transportados por longas distâncias ou que ficam longos períodos em exposição nas prateleiras dos supermercados.

O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e que podem ser sensíveis à luz, como é o caso de óleos vegetais e do molho de tomate. Além do mais, a sua ampla utilização vai desde as latinhas de refrigerante, sucos industrializados e outras bebidas, até os alimentos em conserva.

Seguindo esse exemplo, os alimentos que são tradicionalmente embalados em recipientes de alumínio são as latas de milho, ervilha e salsicha. Entre as principais vantagens desse recurso, podemos citar:

a durabilidade;

a maleabilidade;

a resistência à oxidação;

os componentes recicláveis; e

a capacidade de manter os alimentos frescos.entos em conserva.

3. Embalagens de isopor

Não é muito comum vermos embalagens de isopor nos produtos que encontramos nos supermercados, mas eles são muito utilizados na indústria, principalmente, para armazenar e transportar alimentos frescos, como pescados ou massas congeladas. Também são bastante comuns em embalagens de comida delivery, em restaurantes e fast-foods.

Por ser leve, manter os alimentos com a sua temperatura inicial e poder ser complementado com gelo para manter a refrigeração sem estragar, esse tipo de embalagem pode ser utilizado para transportar os alimentos da indústria até os pontos de venda.

4. Embalagens de plástico

Há muitos anos que a indústria de alimentos utiliza embalagens em plástico, em especial, pelo fato de o material ser facilmente moldado e poder adotar diferentes formatos. Além disso, são extremamente maleáveis, podendo ter a sua densidade alterada na fabricação para atender a exigências da empresa fabricante, por exemplo.

A possibilidade de o plástico ser desenvolvido em diferentes cores e formatos também é um fator interessante, pois, assim, podem ser desenvolvidas ações de branding e marketing, ao se utilizar a identidade visual da marca para chamar a atenção dos consumidores.

5. Embalagens de papel cartonado

O papel cartonado é cada dia mais utilizado para embalar alimentos. As caixas de leite, iogurtes, sucos, leite condensado, entre outros perecíveis, são exemplos de embalagens desenvolvidas em papel cartonado.

Uma das principais vantagens que esse tipo de embalagem gera para as indústrias é o fato de não ocupar muito espaço quando está desmontada, podendo ser guardada em formato de chapas.

Quando já montada e com o alimento guardado, ela é totalmente isolada, impossibilitando qualquer tipo de entrada de odores ou aromas do ambiente no alimento. Além disso, alguns tipos de alimentos, como o leite e os sucos, não precisam ser refrigerados enquanto a caixa ainda está fechada, podendo ser guardadas em qualquer armazém, sem o uso de freezers.

Embalagens de papel cartonado são perfeitas para o delivery de comida. Restaurantes e redes de fast foods encontraram nas embalagens de papel cartonado a maneira mais eficiente de atender os clientes de entrega. Qualquer tipo de comida pode ser embalado neste tipo de container, desde comidas líquidas até saladas e sobremesas.

Explicação:

Perguntas interessantes