Pesquisadores da Embrapa e da Fundação Bahia desenvolveram uma linhagem de algodão geneticamente modificado que resiste a insetos, com dois genes Bt (oriundos da bactéria Bacillus Thuringiensis), o que reduz a necessidade de uso de inseticidas para o controle de lagartas nos algodoeiros.
Essas novas plantas, exemplos de organismos geneticamente modificados (OGMs), são popularmente conhecidas como:
A. mutantes.
B. adaptadas.
C. resistentes.
D. hibridizadas.
E. transgênicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
transgenicas
Explicação:
esse é o termo usado por exemplo no milho, o milho original era pequeno e não era suculento então o alteraram genéticamente por exemplo
Resposta:
Resposta E
Explicação:
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece que mutações são variações no código genético original, mas não entende que um indivíduo mutante adquire a mutação por acaso, o que não é o caso do algodão citado, que teve seu código genético alterado intencionalmente.
B) INCORRETA. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que plantas adaptadas são aquelas cujas características as tornam capacitadas – aptas – a sobreviver e se reproduzir no seu respectivo habitat, mas não reconhece que isso deve ocorrer naturalmente para que ela possa ser considerada “adaptada”, o que não é o caso do algodão, já que teve suas características modificadas intencionalmente.
C) INCORRETA. O aluno que seleciona esta alternativa entende que plantas resistentes são as que têm a capacidade de manter sua estrutura e seu funcionamento diante de um distúrbio, mas não compreende que um indivíduo resistente adquire tal característica devido ao surgimento de mutações não intencionais. No texto, a resistência apresentada pelo algodoeiro foi implementada intencionalmente.
D) INCORRETA. O aluno que seleciona esta alternativa entende que plantas hibridizadas apresentam material genético diferente do DNA original de suas espécies, dado que são plantas que descendem do cruzamento entre duas espécies vegetais distintas e são, em geral, inférteis, uma vez que possuem genes incompatíveis com os dos seus genitores. O aluno também compreende que as plantas hibridizadas podem ser intencionalmente produzidas, visando ao melhoramento genético na agricultura, mas não reconhece que no caso do algodoeiro, seu material genético foi alterado a partir da engenharia genética, não do cruzamento de plantas selecionadas.
E) CORRETA. Plantas transgênicas são as que tiveram seu material genético modificado por meio da biotecnologia. Essa alteração inseriu no genoma dessas plantas o DNA de espécies que não são sexualmente compatíveis, dessa forma, todo o transgênico é OGM (embora nem todo OGM seja transgênico), como essas plantas que receberam genes bacterianos.