pesquisa sobre natação
Soluções para a tarefa
A natação é uma atividade física praticada na água que pode trazer diversos benefícios para o ser humano. Isso pois a mesma é um esporte que permite movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo.
Esta modalidade pode ser praticada por diversos grupos de pessoas, sejam elas crianças ou idosos. Além disso, a natação pode ser indicada para fins terapêuticos, tratamento de problemas respiratórios e recuperação de patologias.
Não podemos especificar ao certo a data em que o homem começou a dedicar-se a natação, sabe-se porém que desde a pré-história o homem já nadava, quando atravessava águas em busca de alimento ou em outras situações como por exemplo, fugir de um perigo em terra.
Os primeiros registros históricos que fazem referência da natação datam de 5.000 a.C. no Egito. Estudos indicam que há cerca de 3.000 anos no Egito Antigo, haviam professores de natação para crianças nobres. Na Grécia o culto pela beleza física fez da modalidade um dos exercícios mais importantes para desenvolvimento harmonioso do corpo e também fazia parte do treinamento de soldados. Em Roma, essa atividade física também foi utilizada como método de preparação física.
A igreja condenava a prática e difundia a natação alegando que a mesma alastrava epidemias. Por isso, durante a Idade Média, o interesse pela atividade aquática decresceu e ficou adormecida por séculos, ressurgindo então ao longo do império de Luís XIV na França, onde construíram a primeira piscina comunitária.
Atualmente a natação é praticada com objetivos diversos, seja como ocupação do tempo livre e lazer, como também é utilizada para quem almeja competições de alto rendimento.
registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst) A natação de competição começou na Europa por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceita como um estilo distinto, em 1952.