pesquisa sobre a caracteristica gerais do bioma pampas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bioma Pampa:
Esse bioma é bastante influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, que é constituído principalmente por planícies. Em virtude do clima frio e seco, a vegetação não consegue desenvolver-se, sendo constituída principalmente por gramíneas, como capim-barba-de-bode, capim-gordura, capim-mimoso etc.
Ele está localizado no extremo sul do Brasil, no Rio Grande do Sul.
São exemplos de animais que vivem nesse bioma o veado, garça, lontras, capivaras e outros. São algumas das plantas que comumente ocorrem nos Pampas, campim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, brabas-de-bode, cabelos de-porco, e ainda babosa-do-campo, o amendoim-nativo e o trevo-nativo, além dos vários tipos de cactáceas.
A exploração dos Pampas tem início com a colonização ibérica na região, com a implantação da pecuária extensiva pelos campos, a atividade se tornou a principal fonte de renda na região, o que aumentou demasiadamente a prática, ocasionando danos no ecossistema do bioma, especialmente em relação aos solos que, por serem muito pisoteados pelos animais, acabam ficando compactados, perdendo sua fertilidade e capacidade produtiva. A introdução de plantas exóticas no Bioma Pampa ocasiona um desequilíbrio nos processos naturais do ambiente, podendo causar a perda de espécies animais e vegetais. Os maiores riscos em termos ambientais no Bioma Pampa são, dentre outros, a expansão da fronteira agrícola com a prática da monocultura. Essa prática acaba por afastar os animais da região, por conta da própria escassez alimentar ocasionada pela perda da variedade vegetativa na região.
Alguns animais em extinção no pampa gaúcho são a jaguatirica, a onça pintada, o mico-leão-dourado, a preguiça de coleira, o tamanduá, o macaco prego, o gato dos pampas, o tuco-tuco, o jacu, a jacutinga, a araponga, vários sagüis, os tucanos, os tatus, os sanhaços, o macuco, numerosos beija-flores, a noivinha do rabo entre outros.
Espero ter te ajudado :)