perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século. As estradas de ferro se espalhavam por todo mundo (...) O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeira vez, sinais de rádio através do Oceano Atlântico. O automóvel, o telefone e o cinema se popularizavam, mudando a face das cidades.” O texto refere-se a um contexto de inovações tecnológicas propiciadas: *
a) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento das primeiras fábricas, da utilização das máquinas a vapor e de matérias-primas como carvão e ferro.
b) Pela Revolução Agrária Europeia, marcada pela mecanização da produção agrícola e pela estruturação fundiária em pequenas e médias propriedades.
c) Pelo Período Entre guerras, marcado pela expansão da economia industrial e pela disseminação do liberalismo como referência econômica entre as potências europeias.
d) Pela Primeira Revolução Industrial, marcada pelo desenvolvimento industrial norte-americano e pela proliferação da produção de eletrodomésticos.
e) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pela aplicação de descobertas científicas à produção, pela utilização da energia elétrica e o desenvolvimento de indústrias químicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra e
Explicação:
A Segunda Revolução Industrial (final do século XIX) foi marcada por inovações surgimento de novos meios de comunicação como o telégrafo, cinema, telefone, televisão e rádio.
Portanto a letra e está correta.
Foi um período marcado pela utilização do aço, petróleo e a eletricidade e pelo surgimento das indústrias, petroquímica, metalúrgica e automotivas. Ela aconteceu nos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e outros.
Ocorreu também nesta fase um grande avanço nos meios de transporte, sendo o aço essencial para a construção dos trilhos das ferrovias, que podiam assim realizar o transporte com maior rapidez e facilidade. É o período da fase industrial do capitalismo, voltada para o lucro, onde ocorreu o aumento das desigualdades sociais, marcado por péssimas condições de trabalho nas fábricas e até mesmo a presença do trabalho infantil. Nesta fase surgiram os primeiros sindicatos.