Pergunta sobre a seleção natural.
Vamos SUPOR que eu tenha um determinado inseto preto que vive na areia da praia, o fato dele ser preto o deixa muito visível para os predadores, lhe causando uma desvantagem. Assim, se surge um inseto desse mesmo tipo, só que da cor da areia, ele tem uma enorme vantagem e ele acaba virando maioria. Minha pergunta é, como esse inseto que antes era preto ficou da cor da areia? Foi uma mutação em seu DNA que surgiu randomicamente e por acaso o deu uma certa vantagem ou o DNA foi afetado propositalmente pelo ambiente, se adaptando como se "soubesse da sua condição"?
Soluções para a tarefa
Não houve uma mudança radical, tipo do dia para a noite. O inseto de cor areia demorou muito tempo para surgir, devido uma série de transformações, combinações genéticas e mutações que ocorreram e geraram essa característica que, por acaso, fez com que esse inseto obtivesse uma vantagem nesse tipo de ambiente
Espero ter ajudado!
Neste caso a mutação foi ao acaso, ou seja, aleatória. Lembrando que neste caso está falando de gerações da mesma espécie de inseto. Nas gerações anteriores os indivíduos possuíam cor preta, a partir de uma determinada geração um indivíduo nasceu com coloração marrom devido à mutação em seu gene (há várias fatores que levam à multações tais como erro da DNA polimerase, permutação, agentes mutagênicos, saltos de partes da molécula de DNA para outras parte da molécula etc). Quando a mutação é intencional ela ocorre no laboratório através das técnicas de engenharia genética, essa técnica cobra manipulação do gene e geralmente ocorre quando há uma única célula.