História, perguntado por anamirianteixeira27, 4 meses atrás

pergunta :por favor me ajudem eu preciso dessa resposta pra hj é urgente eu coloco como melhor resposta do mundo todo agradeço a colaboração de todas as pessoas desse app do brainly
b)A viola de cocho é uma variante da viola brasileira,voce estudou alguns aspectos da musica sertaneja em sociologia,ha alguma relação?Onde ela é usada e produzida ?por que o seu modo de fazer é um patrimônio ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elianavilasilva
4

Resposta:

relação: Viola-de-Cocho é um instrumento musical de cordas dedilhadas, variante regional da viola brasileira, comum nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro.

utilização: Recebe o nome de Viola de Cocho um instrumento musical tradicional na região dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em especial na área pantaneira, onde este é utilizado em festas populares, particularmente entre os cantadores do cururu mato-grossense.

produção: A viola de cocho é um instrumento musical típico da região do Pantanal, no Mato Grosso. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância.

por que o seu modo de fazer é um patrimônio ?​
Sua produção é realizada por mestres cururueiros, tanto para uso próprio como para atender à demanda do mercado local, constituída por cururueiros e mestres da dança do siriri. O seu modo de fazer foi registrado no Livro dos Saberes, em 2005.

Explicação:


elianavilasilva: espero ter lhe ajudado qualquer duvida só mandar
elianavilasilva: meu nome é isabelle e tenho14 também
Respondido por lhandregferreira
1

A viola de cocho brasileira é um instrumento de origem do estado do Mato Grosso e é uma variante da viola brasileira. Ela expressa a superação à limitações impostas pelo contexto social e sua forma de produção é um patrimônio imaterial da cultura do Brasil.

Origem da viola de cocho e produção

Existem relatos de sua existência que datam o final do século XIX. Homens da região pantaneira, em busca de integração social, produziram a viola de cocho com o intuito de assemelhar aos instrumentos europeus.

Os mestres curureiros são os produtores da viola. A partir de uma madeira inteiriça, eles esculpem no formato da viola e escavam no local da caixa de ressonância.

Utilizações em festas regionais

As festas de Cururi e Siriri, que ocorrem anualmente no estado do Mato Grosso, utilizam a viola de cocho nas apresentações musicais.

Patrimônio Histórico Imaterial

Toda manifestação da cultura brasileira, seja material (como uma construção) ou imaterial (como o "modo de fazer a viola de cocho) são objetos de preservação do Governo Federal representado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A viola de cocho possui um modo específico de produzi-la que foi desenvolvido e transmitido pela população matogrossense ao longo dos anos. O papel do IPHAN, como responsável pela preservação cultural e histórica dos Brasil, é registrar essa forma específica de produção no Livro dos Saberes e dar o título como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Brasil. Esse fato ocorreu em 2005.

Portanto, a viola de cocho, tal qual utilizada atualmente, é fruto da capacidade criativa do mato-grossense e originou-se da tentativa de reprodução de um instrumento de cordas oriundo da Europa, tornando-se uma variação da viola caipira.

Conheça mais sobre Patrimônio Imaterial

https://brainly.com.br/tarefa/8751285

#SPJ2


lhandregferreira: Na capital SP
Perguntas interessantes