Paula é professora de uma escola de educação infantil e atua com crianças de 4 anos de idade. Ela precisa propor diferentes vivências relacionadas à música, ao teatro, às artes visuais e à dança em seu planejamento, já que a orientação sobre esse tipo de trabalho está presente na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, entretanto, Paula não sabe quais os objetivos do trabalho a ser desenvolvido com essas linguagens artísticas na educação infantil. Com base nesta realidade, seu desafio será elaborar um texto entre 5 a 10 linhas que apresente informações sobre os objetivos da arte na educação infantil. Para isso você deverá refletir sobre a seguinte questão: Quais objetivos de aprendizagem e desenvolvimento relacionados aos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “Traços, sons, cores e formas” são indicados para a faixa etária em questão e possuem estreita relação com a música, as artes visuais, o teatro e a dança?
Soluções para a tarefa
Dentro do tema proposto, o objetivo do campo de experiência: corpo, gestos, e movimento, está em colocar ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e diferentes formas de movimentos. Partindo dai, constroem referencias em relações a aproximar-se ou distanciar-se. Este também valoriza as brincadeiras de faz de conta na qual podem representar o seu cotidiano, ou fantasiar, interagindo com narrativas literárias ou teatrais. Traz ainda a importância de que as crianças criam experiencias com diferentes linguagens, como dança e a música, ressaltando seu valor nas diferentes culturas, ampliando as possibilidades expressivas do corpo. Exemplo: deslocar seu próprio corpo no espaço, orientando-se por noções como frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc. Ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Já os objetivos com as experiências com: traços, sons, cores e formas; nos trazem experiências das crianças com diferentes manifestações artísticas, culturais e cientificas, incluindo a linguagem musical e visual, com foco estético e crítico. Enfatiza experiências de escuta ativa, também de criação musical com destaque para as experiências de contato com diferentes objetos sonoros e instrumentos musicais. Por outro lado também promove a sensibilidade do campo visual, na produção de desenhos, pintura, escultura, modelagem, colagem, etc. Cito como exemplo: explorar sons produzidos como próprio corpo e com objetos do ambiente. Então os campos de experiências criam novas estruturas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados, permitindo ao professor que tenha autonomia para planejar suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas a cada fase da criança.
Em outras palavras, é importante que as práticas do professor estejam diretamente comprometidas com as necessidades e os interesses da criança, para que a vivência se transforme em uma experiência e tenha, de fato, um propósito educativo.
“É preciso lembrar que a aprendizagem da criança se dá nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são significativas”, complementa Beatriz Ferraz, consultora do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Assim, mesmo quando o objetivo é apresentar conhecimentos culturais e científicos aos meninos e meninas da creche, é preciso levar em conta os Campos, como núcleos integradores das propostas a serem trabalhadas em sala de aula, além de considerar as interações e a brincadeira como forma de viabilizar o aprendizado das crianças.