Para resolver a questão leia o texto a seguir. Na Grécia, os escravos tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções econômicas. Contudo, e apesar de terem sido contemplados pelas leis, os escravos eram considerados apenas habitantes da cidade e não cidadãos, não sendo portanto abrangidos pelos direitos e regalias destes últimos. Os escravos costumavam ser inicialmente capturados nas cercanias dos grandes centros (pólis). (...) Mais tarde eram fornecidos por entrepostos comerciais. (...). Outras formas de obter servos eram a venda dos filhos, a venda da própria pessoa para poder sobreviver (método a que recorriam os mais indigentes) e mesmo trocar os serviços de médico pela escravatura do paciente. Devemos frisar que o conceito de escravatura era neste contexto geográfico muito particular, sendo os escravos tratados com humanidade, chamados a combater ao lado dos seus senhores (...) e participando com eles nos trabalhos da sua profissão. Disponível: www.infopedia.pt. Acesso em 05 fev. 2012. A relação entre a escravidão grega e seu desenvolvimento cultural está correta em:
A) existência da escravidão na Grécia Antiga liberava os cidadãos para se dedicarem às atividades políticas e culturais.
B )As condições físicas da Grécia impossibilitavam a prática da agricultura e, em consequência, os gregos se dedicavam à prática de atividades culturais.
C )O grande número de escravos na Grécia Antiga favorecia o contato com muitos povos vindos de diferentes regiões.
D )Os gregos produziram uma cultura exclusivamente imaterial, uma vez que o trabalho manual era visto com desprezo pela elite e devia ser executado pelos escravos
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
letra A
Explicação:
a política era muito importante para os cidadãos gregos e precisavam de escravos para fazer as demais tarefas
Desculpe se não fui muito claro
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa A é a correta
Explicação:
Já está explicado no texto: "sendo os escravos tratados com humanidade, chamados a combater ao lado dos seus senhores (...) e participando com eles nos trabalhos da sua profissão."
Perguntas interessantes