Para os navegadores que partiam de Lisboa, a cruz era a “arma” que devia servir à conversão dos habitantes pagãos de terras desconhecidas.LOPES, R. 1500-1501: A Intriga do Descobrimento. São Paulo: Discovery Publicações, 2012.O texto faz referência à expansão do Cristianismo no contexto das Grandes Navegações, mas é possível relacioná-lo à mentalidade que sustentou o empreendimento das Cruzadas, que surgiram como resposta ao fechamento de rotas de peregrinação cristã no Oriente e à expansão do islamismo. Tendo em vista as informações fornecidas, pode-se afirmar que o(s) interesse(s) das Cruzadas era(m) *
1 ponto
a centralização política em torno do Papa, que lideraria o Império Turco-Otomano e, consequentemente, ampliaria a extensão territorial dos feudos.
a conquista da Terra Santa mediante a violência e a sacralização do líder do movimento, Papa Urbano II, após a conclusão das Nove Cruzadas.
a conversão dos muçulmanos, fato desvinculado aos interesses comerciais, visto que a Bíblia condena as práticas mercantis.
a expansão da cristandade, um dos fatores da “Guerra Justa”, somada à conveniência de reabertura de rotas comerciais a partir das expedições.
o combate ao terrorismo, também conhecido como “Guerra ao Terror”, o que não foi alcançado com êxito devido ao grande número de grupos islâmicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
putz se eu soubesse até ajuda-se mais eu nao sei descupls
Perguntas interessantes