Para muitos, tanto a produção quanto a fruição artísticas são prerrogativas de pessoas que nasceram com dons especiais ou que têm grande conhecimento e “entendem de arte”.
Você é educador em uma escola pública e foi defrontado com esse questionamento no momento em que um aluno se sentiu incapaz de realizar uma intervenção artística. Qual resposta você poderia oferecer a esse estudante?
Soluções para a tarefa
Ofereceria ao estudante a ideia de que as habilidades podem e devem ser desenvolvidas ao longo da vida dos indivíduos. Além disso, afirmaria que os gostos de cada um compreendem aspectos únicos e que devem ser valorizados.
Portanto, incentivaria ao máximo a iniciativa do indivíduo, a fim de que seu desenvolvimento pudesse ser pautado nas tentativas, bem como nas vontades de inovar artisticamente.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O fazer artístico e a apreciação da arte são universais e podem ser adquiridos por qualquer indivíduo, desde muito cedo, na Educação Infantil. O educador será o facilitador e instigará, nas suas ações, os desejos e habilidades do educando, mas, além disso, o fortalecerá, alimentando-o de palavras de incentivo, novas propostas de trabalho e materiais, sempre oferecendo liberdade de expressão. Lembre-se de que a arte é uma forma poderosa de se comunicar.