Para Marta kohl (2010, p.58) “existe um percurso de desenvolvimento, em parte definido pelo processo de maturação do organismo individual, pertencente à espécie humana, mas é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, não ocorreriam”. Esta mesma autora destaca que, para Vygotsky, o desenvolvimento da criança não ocorre apenas no nível de desenvolvimento real, mas, também, no seu nível de desenvolvimento potencial (KOHL, 2010). Considerando o que se expõe acima, e os níveis de desenvolvimento destacados por Vygotsky, defina: a) Zona de Desenvolvimento Proximal. b) Nível de desenvolvimento real. c) Nível de desenvolvimento potencial. Em seguida, responda: segundo as contribuições de Vygotsky, qual o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem?
Soluções para a tarefa
Vigotsky parte do pressuposto que as relações com o meio social podem interferir ou estimular o desenvolvimento cognitivo da criança.
Por isso, ele define a Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como uma das características básicas para o processo de aprendizagem, trazendo um caráter social a formação, não somente a maturação biológica como proposta por Piaget que reflete que a formação se dá pela genética não pelos aspectos sociais.
Por fim, o papel do professor é de auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo um mediador entre o conhecimento e o processo de aprendizagem.
Resposta:
a) Zona de desenvolvimento Proximal:
É o processo entre o conhecimento potencial e o conhecimento real, onde a assistência de pessoas experientes e capacitadas torna-se essencial para que o saber se firme.
b) Nível de desenvolvimento real:
É a aprendizagem já consolidada pela criança, ou seja, o que ela consegue fazer sozinha.
c) Nível de desenvolvimento potencial:
É o que a criança não sabe fazer de forma autônoma, mas com ajuda do professor pode realizar.
São de extrema importância a interação e a dinâmica entre educador e educando, pois é por meio de um adulto experiente que a criança é conduzida ao conhecimento. Sendo assim, o professor tem o papel de estimula e guiar o aluno, por exemplo, com diálogos e atividades que ajude na formação e educação, devendo estar atento a qual fase de desenvolvimento o estudante se encontra para que torne possível a aprendizagem.