Direito, perguntado por magiaepenas, 2 meses atrás

Para início dessa atividade reflita:

Você conhece alguém que veio morar no Brasil vindo de outro país? Já conviveu com um imigrante? Conhece as razões pelas quais esse imigrante saiu do seu país de origem e veio para o Brasil?

Para a realização desta atividade, você conhecerá a história de Lina, uma congolesa, que deixou seu país de origem para vir ao Brasil, segue um resumo sobre a história de Lina:


"Saí de casa para trabalhar há sete anos e nunca mais voltei." Lina*, uma congolesa refugiada no Brasil, resume assim sua história desde que deixou seu país. Ela conta que vinha sendo perseguida por ser oposição e protestar contra o governo que estava no poder na época e que chegou a ficar presa ilegalmente por um mês. Lina afirma que seu marido já havia fugido pelo mesmo motivo e, depois de ser libertada, decidiu fazer igual. Ficou escondida algum tempo e, então, aproveitou um visto brasileiro de turismo que tinha tirado há pouco. Aqui no Brasil, ela encontrou seu lugar na comunidade crescente de congoleses. Depois de algum tempo, reencontrou-se com o marido(...) A vida foi se ajeitando, mas Lina acha que pode ser obrigada a partir de novo. Ela diz que, de uns anos para cá, as hostilidades contra os congoleses ficaram mais frequentes. Conta que sua casa foi invadida e que seu marido recebeu uma ameaça de morte. Lina decidiu se mudar com a família para outro bairro - e, alguns dias depois, um amigo, que também era africano, foi assassinado pelo vizinho. Lina não se sente mais segura no Brasil. A notícia de que Moïse Kabagambe, um congolês de 24 anos, foi espancado até a morte ao cobrar um pagamento pelo bico que fazia em um quiosque no Rio, só aumentou seu medo”.

Acesse o link da reportagem e leia com muita atenção a história completa. Após a leitura responda as questões abaixo em um texto corrido (dissertativo):

1 - O que significa ser empático? E qual a diferença entre Empatia e Simpatia?

2 - Como ser empático em relação ao sofrimento vivido por Lina?

3 - É possível que o sofrimento pelo qual Lina passa tenha relação com preconceito? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por ra221020205
17

Resposta:

Explicação:

1 - O que significa ser empático? E qual a diferença entre Empatia e Simpatia?

2 - Como ser empático em relação ao sofrimento vivido por Lina?

3 - É possível que o sofrimento pelo qual Lina passa tenha relação com preconceito? Explique.

Empático é a capacidade que a pessoa tem de se pôr no lugar da outra e sentir junto com a pessoa  e não pela pessoa, sintonizar  de entrar dentro de um sofrimento  do outro .Já a simpatia  é agradar a pessoa. A  diferença entre a empatia  e simpatia que  a sintática ela superficial  é agradar a pessoa e empatia e sofre,sentir a dor do outro , se colocar no lugar do outro.

Em relação a Lima a empatia é de sentir o que ele viveu , passou  em sua vida o sofrimento de  levar uma vida melhor , o medo a descriminação, através disso devemos ser mais humanos com outro , sentir todos sentimentos  da pessoa  ter consciência de que uma pessoa refugiada  e de cor sofre para ter uma vida melhor.

Sim, o sofrimento de Lima está relacionado a preconceito por ser de cor e ser imigrante.  Pois o estereótipo leva ao julgamento está relacionado a sua cultura, seu modo de vida, sua vida social, sua infância como foi , todas essas levam  uma pessoa ter em sua personalidade negativa.

Preconceito  é uma opinião formulada sem a devida reflexão ou exame crítico. Geralmente desprovida de qualquer fundamento, essa opinião acaba influenciando modos de pensar e agir, podendo determinar atos de intolerância contra pessoas ou grupos sociais.

Respondido por stefgcampos
0

Empatia é a capacidade de se identificar com o outro e não se confunde com simpatia, que representa afinidade de ideias e sentimentos (resposta 1). Para ser empático com Lina, deve-se compreender como ela se sente ao ser discriminada no país que deveria a acolher (resposta 2). A discriminação sofrida por Lina está relacionada ao preconceito (resposta 3).

Crime de xenofobia

O artigo 1º da Lei nº.7.716/1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor:  Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Portanto, o preconceito ou discriminação quanto à origem da pessoa imigrante representa crime.

Para saber mais sobre xenofobia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/12652748

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes