Para Durkheim, nas sociedades primitivas ou pré-capitalistas, os indivíduos ocupavam posições muito gerais, realizavam uma ampla variedade de tarefas e mantinham um grande número de responsabilidades. Essas sociedades são caracterizadas pela solidariedade mecânica, pois se mantém coesa em função dos mesmos sentimentos, valores e crenças. As sociedades modernas são caracterizadas pela solidariedade orgânica, em que a união dos indivíduos ocorre em função das diferentes tarefas e responsabilidades. TESKE, O. (Coord.). Sociologia: textos e contextos. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. Ao refletir sobre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica de Durkheim, nas sociedades modernas a solidariedade orgânica mantém-se pela a) divisão social do trabalho. b) identificação de costumes. c) ausência de individualismo. d) dissolução das regras sociais. e) similaridade de práticas religiosas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
D
Explicação:
Respondido por
0
Ao refletir sobre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica de Durkheim, nas sociedades modernas a solidariedade orgânica mantém-se pela dissolução das regras sociais. Por causa disso, deve ser dada como correta a alternativa D.
O que são as regras sociais?
Podemos dizer que as regras sociais definem-se como aquelas normas que são impostas pela sociedade, e que dizem respeito à forma com que o indivíduo deve agir ou se comportar. Essas normas variam conforme o local e o nível social.
Para Durkheim, a solidariedade orgânica se mantém justamente pela dissolução dessas regras sociais.
Veja mais sobre regras sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/3736913
#SPJ5
Anexos:
Perguntas interessantes