papel da ciência na construção do atual cenário mundial, elaborando hipóteses para a reorientação da ciência para a consolidação de uma sociedade mais justa, sustentável e integrada com a natureza.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O planejamento de políticas de gestão ambiental, ancoradas nos propósitos do manejo integrado dos recursos naturais, tecnológicos e culturais de uma sociedade, conduz à necessidade de compreensão das interrelações dos processos históricos, econômicos, ecológicos, políticos e culturais e dos caminhos do desenvolvimento. Nesse sentido, a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento sustentável incorporam o saber ecológico e antropológico ao saber técnico.
O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social de longo prazo e a educação ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas, para que os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável, garantindo que estes possam ser utilizados pelas gerações presentes e futuras, buscando mudanças de hábitos e atitudes, formando um equilíbrio entre a sociedade e a natureza, garantindo qualidade de vida, sem desrespeitar o meio ambiente.
Explicação: é isso
Resposta:
Ao ler o conteúdo da Unidade 3 entendi que o papel da ciência no atual cenário mundial é fundamental.
Através da ciência conseguimos elaborar a Curva de Crescimento Exponencial, onde é possível prever em que situações haverá crescimento ou diminuição da população e comunidades dos organismos vivos. Como os fatores de resistência ambiental estão sempre presentes em qualquer ambiente e o avanço tecnológico possibilitou estratégias para contornar a escassez do mesmo, é possível que o ser humano faça um controle populacional na natureza de forma eficiente, criando assim a Curva de Crescimento Real.
Ainda assim, o avanço intenso no crescimento populacional humano causa impactos enormes, como desmatamento em larga escala, poluição e aumento na produção do lixo. O efeito estufa, causador do aquecimento global, também é outra grande preocupação.
Pensando em uma sociedade mais justa e sustentável, que esteja integrada com a natureza é preciso desacelerar. Novas tecnologias podem fazer com que agricultura e pecuária sejam feitos de forma menos agressiva ao meio ambiente.
Precisamos repensar em todo o sistema de coleta de lixo também, incluindo o das grandes empresas, que são as que produzem em grande escala uma quantidade absurda de lixo tóxico. No âmbito social, investir em pesquisas para uma coleta seletiva eficiente e campanhas para conscientização da importância dessa separação de lixo, mostrando os impactos reais que ele já provoca no meio ambiente e quais os impactos podem acontecer à médio e longo prazo.
Influenciar a população a consumir de forma consciente e sustentável, visando o estilo de vida minimalista. Dessa forma, poderemos fazer uma melhor distribuição das verbas públicas e uma política organizada para todos.
Acredito que essas são hipóteses válidas para a reorientação da ciência, a fim de buscar uma sociedade mais justa e sustentável.
Explicação: