Paixão por futebol
A paixão por futebol aproxima as pessoas de modo instantâneo. Gente que nunca tinha se visto antes ao se encontrar num mesmo ambiente e começar a discutir o assunto descobre afinidades imediatas, ou contrariedades eternas, num clima de intimidade que não costuma ser visto em nenhum outro assunto – ou melhor, só comparável às paixões pelos personagens das telenovelas.
O esporte era tido como “preparação para a vida”. Hoje sabemos que ele faz parte da vida, pela importância que as paixões clubísticas têm na vida das pessoas. Hoje elas são a própria vida concreta e não meramente simbólica. O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos, que vão além dos materiais esportivos e envolvem as marcas dos clubes em vários outros produtos.
No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época. Depois disso ficou claro que esquemas táticos, preparação física e o dito “espírito de grupo” eram tão importantes quanto o talento individual. [...]
Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa. E como em toda a cadeia de negócios capitalistas, quanto maior a complexidade dos negócios, mais ela se presta ao monopólio.
Os maiores em torcida, Flamengo e Corínthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.
[...]
1. Qual é o tema abordado no artigo de opinião? *
1 ponto
a) As paixões pelos personagens das telenovelas.
b) A paixão que o brasileito tem por futebol.
c) Como o marketing clubístico gera investimentos no futebol.
d) O volume de negócios que movimenta um mercado futebolístico.
2. No texto, o autor apresenta vários argumentos para defender a ideia defendida na tese, há um argumento de comparação em: *
1 ponto
a) “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.”
b) “Os maiores em torcida, Flamengo e Corinthians, recebem mais dinheiro pelas mesmas transmissões de TV do que os demais clubes que jogam o mesmo campeonato brasileiro.”
c) “No futebol “clássico”, pense nas décadas entre os anos 50 até 80, o assunto central era o talento, Pelé e Garrincha como símbolos maiores dessa época.”
d) “O volume de negócios assumiu proporções comerciais inéditas, movimentando um mercado sempre crescente e cada vez mais diversificado de produtos temáticos,[...]”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)b) A paixão que o brasileito tem por futebol.
2)a) “Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.”
01. O tema abordado no artigo de opinião é a paixão que o brasileiro tem por futebol. Portanto, LETRA B.
02. No texto, podemos identificar um argumento de comparação no trecho da LETRA A:
“Da era do talento, passamos à era dos grandes eventos e dos grandes negócios, inclusive dos direitos de transmissão pela TV e do direito de imagem, do amor ao clube passamos ao clube-empresa.”
→ Essa é uma questão de interpretação de texto, para respondê-la você deverá ler o texto com bastante atenção e reler se preciso for.
Dicas/orientações:
- Faça a leitura com calma e muita atenção, sem se distrair.
- Não passe para o próximo parágrafo antes de entender o que acabou de ler.
- Leia o texto mais de uma vez.
- Atente-se aos detalhes e informações nas entrelinhas.
- Destaque as partes que considerar como sendo as mais importantes.
- Volte ao texto quando for responder uma pergunta para ter certeza de que está colocando a resposta certa.
Você aqui outra questão de interpretação:
- brainly.com.br/tarefa/37138152
Espero ter ajudado!