Os vírus podem possuir diferentes tamanhos e formas geométricas, variadas de acordo com cada família viral, por exemplo. O componente que concederá a variação das suas formas geométricas é o capsídeo. Em relação a as formas virais, analise os itens a seguir:
Um capsídeo helicoidal é constituído por uma proteína em forma de fita, que forma uma estrutura espiral ao redor do ácido nucleico do vírus.
Um capsídeo complexo é organizado de forma a possuir muitas faces triangulares, sendo que o número das faces e dos ângulos poderá variar de acordo com o tipo de associação entre as proteínas estruturais do mesmo.
O capsídeo poliédrico, trata-se de uma combinação das formas helicoidais (formato da cabeça) e icosaédricas (formato da cauda).
Os vírus envelopados, por sua vez, apresentam forma esférica, eles podem possuir, em seu interior, um capsídeo poliédrico ou helicoidal, por exemplo.
É correto o que é afirmado em:
Escolha uma:
a. 1 e 4, apenas
b. 2 e 3, apenas
c. 1, 2 e 3, apenas
d. 2, 3 e 4, apenas
e. 1, 2, 3 e 4
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
E) 1, 2, 3 e 4
A estrutura de um vírus é complexa, visto que não existe nenhum padrão em seu formato, podendo ser vista apenas por um microscópio.
Eles não possuem célula e não são capazes de se dividir, são formados por cápsulas proteicas (capsídeo), que envelopam o seu núcleo. O formato desse envelopamento pode ser helicoidal e poliédrico. Suas moléculas no núcleo podem ser de fita simples ou dupla, também linear ou circular.
macedo93:
errada
Perguntas interessantes