Os Tigres Asiáticos e os Novos Tigres têm se destacado no processo de globalização não só como grandes produtores, mas também como difusores e até mesmo criadores de novas tecnologias. Para que isso fosse possivel, a maioria teve que criar políticas de investimento para melhorar as condições de sua população, tanto para qualificá-la como mão de obra quanto para transformá -la em mercado consumidor, dentro da lógica capitalista.
Escolha um dos Tigres e pesquise suas ações para alcançar esses objetivos.
Soluções para a tarefa
Os Tigres asiáticos:
O termo Tigres Asiáticos ou Quatro Tigres Asiáticos refere-se às economias desenvolvidas:
Hong Kong Hong Kong;
Coreia do Sul Coreia do Sul;
Singapura Singapura;
República da China Taiwan.
Esses territórios e países localizados no sudeste da Ásia apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990.
Historia
A partir da década de 1980, alguns territórios do Pacífico malaio-asiáticos começaram a apresentar altos índices de crescimento econômico e influência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos. Os termos lembram agressividade e é exatamente essa a característica fundamental das quatro economias (Hong Kong não é considerado Estado Nacional) que formam esse grupo. Eles se utilizaram de estratégias arrojadas para atrair capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas.
O país asiático que iniciou esse ciclo rápido de crescimento foi o Japão, com uma bem sucedida reforma agrária, seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado local para novas fábricas. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacífico.
O crescimento mais marcante foi o apresentado pela Coreia do Sul, que a partir dali começou a ser conhecido como o "Milagre do rio Han". Na década de 1960, o país era um dos mais pobres países da região, com menor desenvolvimento. Da década de 1980 até o presente, a Coreia do Sul se transformou em um país desenvolvido, com renda alta e elevados valores de IDH e de PIB per capita. O progresso de Taiwan seguiu o mesmo rumo.[carece de fontes] No final da década de 1990, as exportações chegavam a 202% do PNB (produto nacional bruto) em Singapura e a 132% em Hong Kong. O índice de crescimento era alto nos tigres, e, a despeito da crise asiática, a população tinha um alto nível de alfabetização e a economia girava em torno da construção naval, produtos têxteis, petroquímicos e equipamentos elétricos. O crescimento mais notável ocorreu principalmente na economia de entrepostos. Hong Kong, graças à economia de mercado puro e, apesar de sobrecarregada pelas desvantagens do colonialismo (anteriormente existente enquanto colônia britânica), elevou sua renda per capita para cerca de seis vezes mais que a da República Popular da China
Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico. Alguns desses países estavam na década de 1960 com indicadores sociais semelhantes a de países africanos altamente estagnados; as principais transformações basearam-se em acesso à educação e criação de infraestrutura de transportes (fundamental para a exportação competitiva). Com o tempo, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação que alcançou o crescimento com um modelo econômico voltado para exportação. Recentemente, nações do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia também passaram a ser consideradas Tigres formando assim os Tigres Asiáticos de Segunda Geração.
Economia
Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.[carece de fontes]
Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança frequente o ensino fundamental e o ensino médio.[2] Em geral estes avanços na educação permitiram altos níveis de alfabetização e habilidades cognitivas. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário. Além disso, destaca-se a prática de incentivos fiscais a multinacionais.
Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, porém muito produtiva. Eles promoveram a igualdade na forma de reforma agrária, para promover o direito de propriedade e para assegurar que os trabalhadores rurais não se prejudicassem. Também foram implantadas políticas de subsídios à agricultura.
Espero ter lhe ajudado
Tigres Asiáticos são os países que entre as décadas de 1960 e 1970 passaram por rápida industrialização e tiveram altas taxas de crescimento econômico ao ano. São eles a Coréia do Sul, Hong Kong, Singapura e Taiwan.
Os Novos Tigres Asiáticos são países que têm buscado fomentar a sua indústria e atrair investimentos estrangeiros. São eles Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia.
Novos Tigres Asiáticos
Surgiram a partir da década de 1990, impulsionados pelo alto desenvolvimento e expansão produtiva dos Tigres Asiáticos. O deslocamento de grandes empresas para seus territórios foi outro fator importante.
A maior parcela de sua produção é destinada ao mercado externo. Outros aspectos em comum desses países é a abundância de matéria prima, incentivos fiscais, baixo custo de produção e mão de obra barata e numerosa.
O Vietnã, por exemplo, passou de uma economia agrária para uma economia mais industrial, baseada no mercado e voltada para a exportação. O crescimento tecnológico e industrial tem atraído investimentos estrangeiros e vem tornando o Vietnã um dos grandes exportadores do mundo.
Leia mais sobre os Tigres Asiáticos: https://brainly.com.br/tarefa/2782291
#SPJ2