Os seres humanos sobrevivem em locais nos quais seus limites de tolerância são superados, como em regiões extremamente frias ou até mesmo no espa ço. Como isso é possível? Trata-se de uma expansão real dos nossos limites de tolerância? Por quê?
Soluções para a tarefa
olá,
A capacidade do ser humano de sobreviver em locais em que os limites de tolerância são superados decorre do fenômeno da Adaptação.
A Adaptação é alguma característica ou comportamento do ser vivo que garante a sobrevivência e de se reproduzir em determinado habitat. Tradicionalmente pode ser classificada como: Adaptações fisiológicas (Aclimação), Adaptações anatômicas e Adaptações comportamentais.
No caso do ser humano sobreviver em ambientes extremos, ocorre a aclimação, que é a mudança lenta e progressiva das funções fisiológicas para sobreviver aquele ambiente.
Vale ressaltar que o ser humano também cria tecnologias e ferramentas para garantir essa adaptação, como a construção de casas, máquinas dessalinizadoras, formas de transportar o oxigênio para o espaço etc.
Porém, tal fato não consiste uma verdadeira adaptação e nem uma expansão real dos limites de tolerância, já que são modificações que não são transmitidas hereditariamente, não há mudança na genética do ser humano.