Os prazos são importantes para a liquidez, o endividamento e o retorno da empresa, além de serem determinantes no tocante à necessidade de capital de giro. Nesse sentido, “a gestão dos prazos e, consequentemente, dos ciclos tem interferência também na lucratividade, na liquidez e na estrutura de capitais da empresa” (SILVA, 2004:277). A importância desses indicadores, segundo Iudícibus (2007:97), consiste em eles expressarem relacionamentos dinâmicos, isto é, o índice de rotatividade na empresa que influencia na liquidez e na rentabilidade.
Soluções para a tarefa
Segue o restante da questão:
Segundo Kroenke, Hein (2011, p.605),
Os prazos são importantes para a liquidez, o endividamento e o retorno da empresa, além de serem determinantes no tocante à necessidade de capital de giro. Nesse sentido, “a gestão dos prazos e, consequentemente, dos ciclos tem interferência também na lucratividade, na liquidez e na estrutura de capitais da empresa” (SILVA, 2004:277).
A importância desses indicadores, segundo Iudícibus (2007:97), consiste em eles expressarem relacionamentos dinâmicos, isto é, o índice de rotatividade na empresa que influencia na liquidez e na rentabilidade.Aplique o instrumental da análise de atividade, tendo como base o texto exposto, bem como, o conteúdo presente no texto da disciplina, na análise o cenário contábil que segue:
Escolha a alternativa correta, segundo a teoria vista no texto da disciplina, que mais se aproxima do prazo médio de cobrança (PMC):
A 50 dias
B 70 dias
C 140 dias
D 180 dias
E 500 dias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a de letra D) 180 dias.
Para calcularmos o Prazo Médio de Cobrança devemos usar a seguinte formula:
PMC = (Contas a receber/ Receita de vendas a prazo).365
PMC = { [ (90 mil + 50 mil) / 2 ]/ 140 mil}. 365
PMC = {70 mil / 140 mil}.365
PMC = 0,5 . 365
PMC = 182,5.
Se formos arredondar para o resultado mais aproximado das alternativas, seria o do de 180 dias. Lembrando que existem outras formulas a depender se o prazo é curto ou longo, além de que o uso das Métricas Contábeis é bem alto, pois a empresa precisa manter a organização das suas datas, já que um atraso pode gerar prejuízos.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!