Os liberais defendiam ampliação do voto para enfraquecer os conservadores e os grandes fazendeiros, mas os conservadores conseguiram aprovar a Lei Saraiva, em 1881. Em que consistia essa lei? Atualmente como é a questão do direito ao voto? Existe semelhança ou diferença nesses direitos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Lei Saraiva, Decreto nº 3 029, de 9 de janeiro de 1881, foi a lei que instituiu, pela primeira vez, o Título de Eleitor, proibiu o voto de analfabetos e adotou eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império brasileiro: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz.
A chamada Lei Saraiva, de 1881, é conhecida popularmente como a Sexagenário (n.º 3.270) consistia em promover a liberdade para todos os escravos com mais de 60 anos de idade. Representou um grande avanço para a época, num processo de lenta abolição.
Por fim, a Lei Áurea de 1888 foi a responsável por abolir a escravidão no Brasil. Resumidamente, o significado das leis Eusébio de Queiroz, lei do Ventre Livre, lei do Sexagenário e a Lei Áurea é o processo histórico da gradual evolução na luta contra a escravidão ocorrida no Brasil.