Química, perguntado por neidevaleriano33, 10 meses atrás

.Os fenilcetonúricos tem falta de uma enzima do fígado responsável pelo metabol
ismo do aminoácido fenilalanina. Para que essa substância não se acumule no sangue,
a dieta alimentar do indivíduo deve-se restringir, a que tipo denutrientes e porquê?


Soluções para a tarefa

Respondido por mirandasz12
2

Resposta:

Na dieta para pessoas com fenilcetonúria é muito importante controlar a ingestão de fenilalanina, que é um aminoácido que está presente principalmente em alimentos ricos em proteína, como carnes, peixes, ovos, leite e derivados. Dessa forma, quem tem fenilcetonúria deve fazer exames de sangue regulares para avaliar a quantidade de fenilalanina no sangue e, junto com o médico, calcular a quantidade de fenilalanina que pode ingerir durante o dia.

Uma vez que é preciso evitar a maior parte dos alimentos ricos em proteína, os fenilcetonúricos devem também fazer uso de suplementos de proteína sem fenilalanina, já que as proteínas são nutrientes de extrema importância no corpo, que não podem ser eliminados por completo.

Além disso, na falta de ingestão de fenilalanina, o corpo precisa de doses maiores de tirosina, que é outro aminoácido que se torna essencial para o desenvolvimento na falta da fenilalanina. Por esse motivo, geralmente é necessário fazer suplementação com tirosina, além da dieta.

Os alimentos que são permitidos para pessoas com fenilcetonúria são:

Frutas: maçã, pera, melão, uva, acerola, limão, jabuticaba, groselha;

Algumas farinhas: polvilho, mandioca;

Doces: açúcar, geleias de frutas, mel, sagu, cremogema;

Gorduras: óleos vegetais, cremes vegetais sem leite e derivados;

Outros: balas, pirulitos, refrigerantes, picolés de fruta sem leite, café, chás, gelatina vegetal feita com algas marinhas, mostarda, pimenta.

Perguntas interessantes