Os fármacos imunoestimuladores, em sentido oposto aos imunossupressores, estimulam a resposta imunológica do organismo diante de doenças infecciosas, neoplásicas e imunodeficiências. Entre alguns dos principais fármacos imunoestimuladores podemos destacar como exemplos a talidomida e o levamisol.
Sobre os fármacos imunoestimuladores e os mecanismos farmacológicos de imunoestimulação, analise as sentenças a seguir:
I - A talidomida é um fármaco de mecanismos farmacológicos ainda não muito bem conhecidos e que pode ser recomendado a gestantes apenas nos casos de mielomas múltiplos malignos.
II – A lenalidomida, diferentemente da talidomida, induz menos riscos às gestantes, podendo ser recomendada para tratamentos contra neoplasias e anemias dependentes de transfusões.
III – Os bacilos vivos de Calmete-Guérin geram uma reação granulomatosa no inóculo, sendo recomendado para o tratamento contra carcinomas in situ da bexiga.
IV - O uso de citocinas recombinantes, como os interferons, que se ligam a receptores intracelulares específicos, inibe a proliferação celular e estimula a ativação fagocítica.
V – A administração de imunoglobulinas, uma forma de imunização passiva, é recomendada a indivíduos que possuam deficiências de anticorpos por causas congênitas ou adquiridas.
Agora assinale a alternativa que corresponde à resposta correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas. Correto
e.
Apenas a afirmativa III está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
59
Resposta:
Resposta Correta III e V
Explicação:
Respondido por
9
Resposta: III e V
Explicação: AVA
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás