os anos 1950, pesquisadores universitários brasileiros, elaboraram diversos estudos sobre o processo de alfabetização no território nacional. Esses estudos constituíram a tese de que as dificuldades para a alfabetização estavam relacionadas com a carência. Na concepção desses pesquisadores, a que problemas a carência estava relacionada?
Escolha uma:
a. a carência estava relacionada com a ausência de condições de alimentação, estímulos ambientais, motivação para a aquisição da cultura, que consistiam em obstáculos ao processo de aprender.
b. a carência estava relacionada com o processo de corrupção dentro do Estado brasileiro. Observava-se o desvio de recursos públicos que inviabilizavam o processo de alfabetização no território nacional
c. a carência estava relacionada com a ausência dos pais no processo de acesso à cultura e letramento. Como os pais, em geral, não eram alfabetizados, tratava-se de um processo de “causação circular acumulativa”.
d. a carência estava relacionada com a ausência de recursos financeiros por parte do débil Estado brasileiro para fazer jus a um processo republicano de alfabetização das massas.
e. a carência estava relacionada com aspectos didáticos. Ou seja, com a ineficiência proporcionada pelos métodos de alfabetização tradicionais divulgados por meio das “cartilhas”.
Soluções para a tarefa
ea letra e por que no passado não tinhamos tanto metodos de ensino como hoje , por meio de fiscalizações e aperfeicoamento dos nossos profissionais de educação.
Resposta:
a carência estava relacionada com a ausência de condições de alimentação, estímulos ambientais, motivação para a aquisição da cultura, que consistiam em obstáculos ao processo de aprender. check CORRETO
Corrigido pelo AVA
Explicação:
Resolução comentada:Para os pesquisadores universitários brasileiros dos anos 1950, que buscavam compreender o processo de alfabetização independente de conhecimentos pedagógicos ou linguísticos, a carência estava relacionada com a ausência de condições de alimentação, estímulos ambientais, motivação para a aquisição da cultura,que consistiam em obstáculos ao processo de aprende