Ordene as etapas do ciclo da água: INFILTRAÇÃO. Nº----- CONDENSAÇÃO. Nº----- EVAPORAÇÃO. Nº----- PRECIPITAÇÃO (chuva) Nº-----
Soluções para a tarefa
1⁰ evaporação v
2⁰ condensação
3⁰precipitação
Estados físicos da água
Dentre as inúmeras propriedades da água, uma delas é a sua mudança de estado físico conforme a temperatura. A água sofre transformações, conseguindo passar de um estado para outro. São eles: líquido, sólido e gasoso.
Evaporação
É o ciclo da água em que o calor emitido pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano) causando a mudança do estado líquido para o seu estado gasoso, à proporção que se move da superfície da Terra para a atmosfera.
Condensação
É o ciclo da água em que o vapor da água é resfriado, fica retido na atmosfera e passa para o estado de condensação na forma de gotículas formando nuvens ou nevoeiros. O processo de condensação, portanto, é a mudança do estado gasoso da água para seu estado líquido. Ambientes fechados (recipientes com vapor comprimido) que dependem do equilíbrio entre pressão e temperatura são alguns exemplos.
Precipitação
É o ciclo da água que envolve fenômenos relacionados à queda de água do céu. Chuva, granizo, neve, são uns dos exemplos. Esse ciclo de refere à quantidade de água resultante da condensação do vapor de água na atmosfera. Regiões onde as temperaturas são mais frias, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido.
Infiltração
É o ciclo da água em que o vapor da água condensa, precipita sobre a terra causando a infiltração, onde uma parte dessa água vai retroalimentar os lençóis freáticos.
Transpiração
É o ciclo da água em que parte da água que se infiltra no solo é absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, a devolvem à atmosfera por meio do processo de transpiração.