مام
و
ما
oque é o solo ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O solo é a camada superficial da Terra formada a partir dos processos de intemperismo e pedogênese
Solo
Imagem de Giulia Bertelli em Unsplash
Solo é todo material inconsolidado formado na superfície dos continentes pela ação do intemperismo e pedogênese, e que é capaz de suportar a vida, seja ela em sua forma vegetal ou animal. Em função das condições ambientais, os solos podem apresentar características e propriedades físicas, químicas e físico-químicas diferentes.
Assim, os solos podem ser argilosos, arenosos, vermelhos, amarelos ou cinza esbranquiçados. Eles ainda podem ser ricos ou pobres em matéria orgânica, e espessos (algumas dezenas de metros) ou rasos (alguns poucos centímetros), apresentando homogeneidade ou diferenças facilmente percebidas horizontalmente.
Intemperismo e pedogênese
O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física e química que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra. A rocha alterada e o solo, que são os produtos desse processo, também estão sujeitos a erosão, transporte e sedimentação, que acabam levando à denudação continental (termo geológico que indica a remoção da superfície de uma região por efeito erosivo), com consequente aplainamento do relevo.
Já a pedogênese, denominação referente à formação do solo, ocorre quando as modificações causadas nas rochas pelo intemperismo, além de serem químicas e mineralógicas, tornam-se sobretudo estruturais, com importante reorganização e transferência dos minerais formadores do solo.
Perfil de solo
O intemperismo e a pedogênese levam à criação de um perfil de alteração, também chamado de perfil de solo. Ele é estruturado verticalmente a partir da rocha-mãe na base, sobre a qual formam-se o saprolito e o solum (horizontes de transição entre a rocha e o solo), que constituem o manto de alteração ou regolito. Os materiais do perfil vão se diferenciando com relação à rocha parental em termos de composição, estruturas e texturas quanto mais afastados se encontram dela.
Sendo dependentes do clima e do relevo, o intemperismo e a pedogênese ocorrem de maneira distinta nos diversos compartimentos morfoclimáticos do globo, levando à formação de perfis de solo compostos de horizontes de estruturas e composições diferenciadas entre si.
Os horizontes são divididos em:
Horizonte O
Horizonte A
Horizonte B
Horizonte C
Horizonte D ou rocha-mãe
Os horizontes mais superficiais do perfil, por conterem quantidades maiores de matéria orgânica, apresentam uma tonalidade mais escura, enquanto os horizontes inferiores, mais ricos em argilominerais e oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio, são mais claros (em regiões temperadas) ou mais avermelhado-amarelados (em regiões tropicais).
Classificação dos solos
Os solos podem ser classificados em três grupos principais conforme à sua formação: solos residuais, solos sedimentares e solos orgânicos.
Os solos residuais são aqueles que permanecem no local da rocha de origem (rocha-mãe), observando-se uma gradual transição da superfície até a rocha. Para que ocorram os solos residuais, é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior que a velocidade de remoção pelos agentes externos. Estando os solos residuais apresentados em horizontes (camadas) com graus de intemperismos decrescentes, podem-se identificar as seguintes camadas: solo residual maduro, saprolito e a rocha alterada.
Já os solos sedimentares ou transportados são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares, eólicos ou glaciares. Por fim, os solos orgânicos são aqueles originados da decomposição e posterior apodrecimento de matérias orgânicas, sejam estas de natureza vegetal ou animal. Em algumas formações de solos orgânicos, ocorre uma importante concentração de folhas e caules em processo de decomposição, formando as turfas (matéria orgânica combustível).
Os solos também podem ser classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Ele se propõe a ser um sistema hierárquico de classificação e consolidar a sistematização taxonômica que expresse o conhecimento para a discriminação de classes de solos identificadas no País.
Explicação:
eu espero que isso te ajude
tenha um bom dia
e bons estudos