Administração, perguntado por roberto123444hhh, 9 meses atrás

Olá prezado(a) aluno(a)! Tudo bem? Sou o professor Renato Silva. Sou Economista e Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tenho a satisfação de estar conversando com você neste fórum da disciplina de Capital de Giro e Análise Financeira.

Vamos iniciar as atividades do fórum discutindo alguns conceitos e reflexões acerca da gestão financeira.

Muito bem, podemos definir finanças como a arte e a ciência de administrar recursos financeiros. Praticamente todos as pessoas e organizações obtêm receitas ou levantam recursos, gastam ou investem. Já o gestor financeiro administra ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, tendo como objetivos a alocação eficiente dos recursos financeiros e a maximização do retorno do capital investido. É importante destacar que sempre há riscos associados às decisões financeiras tomadas pelas empresas, e esses riscos podem ser classificados segundo a natureza da tomada de decisão.

Proposta do Fórum:

A partir da leitura da reflexão acima e tomando como base o conteúdo do seu livro didático, elabore um texto entre 5 a 10 linhas explicandos os tipos de riscos existentes na gestão financeira. Cite exemplos e aponte quais são as principais formas de controlá-los.

Vamos lá sua participação é muito importa​

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
20

Os riscos podem ser positivos e negativos.

Risco positivo:

Representa as possibilidades de ganhos para a organização. Na prática, quer dizer que existem fatores que podem trazer reais benefícios para o negócio de uma organização, independentemente do ramo.

Segue um exemplo prático desse tipo de risco: comprar mais barato dos fornecedores. Nesse caso, o potencial de lucro é bem maior.

Risco negativo:

Representa as possibilidades de perdas financeiras para a organização. Esse tipo de risco é muito maior nas empresas privadas, principalmente pela necessidade do empreendedor em vender e continuar as atividades.

Para controlar os riscos negativos, o empreendedor deve tomar os seguintes cuidados:

registrar as entradas (compras dos fornecedores) e saídas (vendas);

definir corretamente todos os custos (fixos e variáveis);

definir um plano de contingência financeira (caso não tenha resultados dentro do tempo esperado);

monitorar os gastos diários, semanais e mensais.

Cuide-se bem!

Respondido por sandrofp
11

Resposta:

Segue abaixo:

Explicação:

Analisar as possibilidades e a segurança para um investimento, seja ele qual for, é necessário identificar quais os riscos financeiros existem, sempre a fim de minimizá-los ou evitar qualquer surpresa. Os riscos financeiros podem ser classificados de várias formas: risco de crédito, risco de liquidez e risco de mercado. Os riscos de crédito são os mais comuns, já que essa alternativa está ligada à possibilidade de alguém não conseguir cumprir com os compromissos financeiros assumidos. Os Riscos de Liquidez representam a facilidade ou dificuldade de resgatar o dinheiro que foi investido, sem que ele perca o seu valor. Alguns investimentos podem ser convertidos em dinheiro de uma forma mais rápida que outros e isso é o risco de liquidez. O risco de mercado está ligado às oscilações que ocorrem nas bolsas de valores, estando relacionado às ações de empresas, moedas, commodities e economias (nacional e internacional).

Complementando, ainda há outros dois riscos que, apesar de não serem financeiros, podem impactar diretamente nas finanças corporativa, seja você empreendedor ou apenas um investidor pessoa física, que são os riscos operacionais, que correspondem aos prejuízos que podem ser causados realmente por uma falha na operação de uma atividade; e, os riscos legais, que estão vinculados ao não cumprimento de acordos ou promessas, e que foram feitos exatamente sem o respaldo legal, ou seja, sem a garantia da justiça ou de qualquer meio legal. Vale ressaltar que a os riscos financeiros sempre existirão em qualquer investimento e operação financeira. Por isso, não há exatamente como se livrar deles, mas sim tomar as precauções necessárias para evitar prejuízos.

Perguntas interessantes