Olá, aluno! Tudo bem?
O ensino de ciências na Educação Básica não deve se resumir em apresentar ao jovem a Física para que ele simplesmente seja informado de sua existência, mas para que esse conhecimento se transforme em uma ferramenta a mais em suas formas de pensar e agir. Em outras palavras, torna-se necessário estabelecer um ambiente escolar no qual se valoriza a curiosidade, a participação e o interesse dos alunos.
Mas como fazer isso? Apesar de dizerem que aprender não é brincadeira, isso não significa que o jogo, o brinquedo, a imaginação, a curiosidade, entre diversas outras características - que resumiremos com a palavra lúdico - possam ser excluídas do processo de ensino-aprendizagem.
Faça uma análise crítica sobre como a ludicidade pode ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem em ciências, tendo como ênfase os tópicos apresentados em nossa disciplina.
Organize suas respostas aos questionamentos em, no máximo, 8 linhas.
Bons estudos!
Soluções para a tarefa
Resposta:
nossa você e um professor
A ludicidade pode ser aplicada no processo de ensino e aprendizagem de ciências através de experimentos, que crianças possam realizar dentro e fora da sala de aula, assim como brincadeiras como o jogo de perguntas e respostas, bingo, quebra-cabeça e dominó. Ensinar de modo lúdico é levar a imaginação e brincadeira para um nível de aprendizado divertido e participativo.
A importância da ludicidade para ensinar ciências
Muito do que se ensina sobre ciências fica na imaginação da criança e na dificuldade de aprender por existirem diversas palavras e significados e, sendo o aluno o protagonista na sala de aula, nada melhor do que fazê-los se divertir aprendendo, com a ludicidade.
A ludicidade é uma forma de ensino e aprendizagem em que o aluno aprende com brincadeiras, jogos e demais ações lúdicas que possam trabalhar com a imaginação e, ao mesmo, tempo permitindo o aprendizado concreto sobre o tema.
Veja alguns exemplos lúdicos para ensinar ciências:
- Dominó do sistema solar.
- Experimento com gelo e sal.
- Quebra-cabeça com as partes de uma planta.
- Experimento com análise de microrganismo em uma lupa e microscópio.
- Experimento com imã e clips.
Conheça sobre como ensinar de forma lúdica: https://brainly.com.br/tarefa/51088550
#SPJ2