Observe a imagem e leia o texto a seguir. Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia. a) EXPLIQUE a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento b) EXPLIQUE duas características da arte renascentista presentes na imagem acima.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)
Os artistas do renascimento (como Michelangelo e da Vinci) dissecavam cadáveres como um exercício para aprender anatomia (pensemos, por exemplo, no desenho de da Vinci do homem vitruviano).
Deste modo, a prática estava diretamente ligada com uma curiosidade científica e artística: desejavam saber como o corpo humano, que compreendiam como uma espécie de mecanismo perfeito, funcionava, e, ao reproduzir a sua estrutura interna, estudavam a anatomia humana e as proporções adequadas para a sua reprodução artística.
A prática (de estudar biologia) era algo comum entre artistas, que tinham interesses múltiplos, e era também uma forma de "desmistificar" o homem, afastando a sua compreensão dos valores religiosos.
B) Características:
- Resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas
- Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos;
Espero ter ajudado.