Observe a extensão máxima do buraco na camada de ozônio sobre a Antártica
(área mais escura das imagens de satélite) nos últimos anos e escreva o que vem se
observando quanto a extensão desse “buraco.” Aponte as razões que explicam tal
constataçã
Soluções para a tarefa
Resposta:
" A camada de ozônio é muito importante porque nos protege dos raios ultravioleta vindos do Sol, que podem ser muito ruins para a nossa saúde. Ela atua como se fosse um filtro solar da Terra.
No entanto, as pessoas começaram a usar alguns produtos, como refrigeradores, geladeiras e sprays, que possuíam um grupo de substâncias conhecido como CFC. Essa sigla vem do nome clorofluorcarbonos, ou seja, substâncias formadas por átomos de cloro, flúor e carbono.
Quando usamos um spray que contém CFCs, por exemplo, eles flutuam no ar e acabam chegando à camada de ozônio. Acontece que a mistura de CFC com o ozônio produz uma reação que faz com que o ozônio transforme-se em outras substâncias. Dessa forma, o ozônio que protege a Terra vai desaparecendo.
Para que essa reação de destruição da camada de ozônio ocorra de maneira mais forte, são necessárias certas condições climáticas, como frio e luz do Sol. A Antártida apresenta essas condições e, por isso, o buraco na camada de ozônio fica sobre essa região. "
fonte: escola kids