Biologia, perguntado por lyviaxavier48, 5 meses atrás

O vírus não é constituído por célula e sim por uma capa de proteínas e material genético. Assim, podemos considerar que o vírus é um ser vivo? Justifique sua resposta. me ajudem​

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermetukamoto
3

Resposta:

Os vírus não são considerados seres vivos por que eles não possuem células  o que contraria a teoria celular de que todos os seres vivos são constituídos por células e por isso não são considerados seres vivos além disso eles não a estrutura celular de seres vivos além de não se alimentarem respirarem e a eles só são capazes de se reproduzir dentro de outra célula o que os torna parasitas intercelulares obrigatórios

Explicação:

Respondido por DuuudsLD
3

Se atribuirmos como característica principal para ser considerado um ser vivo, a presença de células, então não, não podemos considerar um vírus como sendo um ser vivo.

  • E existe algum motivo para considerarmos ele como ser vivo ?

Claro que sim, todo ser vivo, em primeiro lugar, é composto por ácidos nucleicos (DNA e RNA), e os vírus, assim como todos os seres vivos, também possuem ácidos nucleicos, recebendo diferentes denominações com base no seu material genético, podendo ser classificado como adenovírus (vírus que possui como material genético o DNA) e também os ribovírus (vírus cujo ácido nucleico é o RNA).

As mutações são extremamente necessárias para a nossa sobrevivência, e os vírus constantemente sofrem mutações em seu material genético (os de RNA são mais propensos a sofrerem mutações em relação aos de DNA), motivo esse, que nos faz anualmente tomar vacinas contra por exemplo o vírus da gripe, entre outros vírus. E essa é uma das característica de um ser vivo.

  • Mas perceba que interessante :

Os vírus são seres muito interessantes, isso porque quando eles infectam uma célula, eles fazem uso de toda uma maquinaria celular, para poderem gerar cópias de si mesmo, e por tabela, vão adquirir um metabolismo, e isso ele não possui fora da célula, e ter metabolismo, é uma das características de um ser vivo.

Além disso, todo ser vivo é capaz de gerar descendentes, ao entrar na célula, o vírus consegue fazer isso (não de uma maneira como os seres vivos se reproduzem normalmente)

Sendo assim, perceba que dentro da célula, ele possui características de um ser vivo, já fora dele, ele não possui característica de um ser vivo como poder se reproduzir e possuir um metabolismo.

E é com essas características, que os cientistas classificaram ele como um parasita intracelular obrigatório.

Em que para poder atuar como vírus, ele precisa entrar numa célula e comandar.

Em suma, nós não podemos afirmar que os vírus não são seres vivos, porque eles quebram uma das regras da teoria celular, dado que eles possuem outras características de um ser vivo.

Para mais exercícios semelhantes, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/39798047

https://brainly.com.br/tarefa/39835732

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

rafaela234gt: vaihsshsss
Perguntas interessantes