O uso tradicional de espécies medicinais por diferentes populações tem sido estudado por pesquisadores. Percebe-se que famílias botânicas apresentam diferentes espécies muito representativas e com indicação para diversas comorbidades. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A etnofarmacologia é definida como "a exploração científica multidisciplinar dos agentes biologicamente ativos, tradicionalmente empregados ou observados pelo homem". PORQUE II- A riqueza do conhecimento que as comunidades detêm sobre plantas medicinais é evidente, porém o uso indiscriminado dessas plantas pode trazer riscos à saúde das pessoas ou, ainda, agravar o estado patológico. Assinale a alternativa CORRETA: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C) As asserções I e II são proposições falsas. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Soluções para a tarefa
A etnofarmacologia é um conjunto de estudos cientificos para comprovar e sistematizar os conhecimentos populares, pois essas substâncias podem ser usadas como medicamentos. Porém devem ser utilizadas com cuidados para não trazer riscos, portanto alternativa A está correta.
Espécies medicinais
Os estudos científicos procuram testar os conhecimentos tradicionais. Sendo a etnofarmacologia o conjunto dessa exploração da cultura popular.
O conhecimento das pessoas e comunidades antigas é documentado e sistematicamente testado. Assim, obtemos informações sobre a utilização da planta ou da substância de interesse.
Esses saberes são a principal fonte de medicamentos. Porém, esses conpostos podem ser prejudiciais se usados incorretamente.
Logo, pesquisas são necessárias para entender o fuincionamento dessas substâncias medicinais.
Para saber mais sobre conhecimentos tradicionais:
https://brainly.com.br/tarefa/46849957
#SPJ4