O uso em excesso de combustíveis derivados do petróleo é bastante discutido tanto com relação à emissão de gases poluentes quanto com relação ao fato de o petróleo ser um recurso finito.
Qual é a contribuição da química, nesse caso, para uma evolução da sociedade?
Ajustar técnicas no refinamento do petróleo.
Criar uma fonte de energia que possa se esgotar.
Diminuir o tamanho dos tanques de combustíveis.
Plantar espécies que absorvem mais gases poluentes.
Produzir biocombustíveis para os meios de transporte.
Soluções para a tarefa
A contribuição que a química pode fazer no caso do uso de combustíveis derivados de petróleo é produzir biocombustíveis para os meios de transporte (E).
Os biocombustíveis são um tipo de combustível produzidos a partir de materiais biológicos, de caráter renovável e com a capacidade de substituir combustíveis não renováveis como o petróleo e seus derivados.
Apesar de ser uma boa substituição para combustíveis fósseis, já que é um recurso renovável, ainda não é uma fonte energética ideal já que ainda depende da queima para ser liberado a energia química.
Ao ser queimado o combustível libera gases que causam o efeito estufa (CO2) e não resolvem o problema da diminuição das emissões de carbono, necessárias para solucionar o aquecimento global.
Efeito Estufa:
O efeito estufa é uma das principais razões para o aumento do aquecimento global. Ele ocorre pois gases como CO2 possuem uma característica de reter calor.
O calor vindo do sol entra na atmosfera porém ele não consegue ser irradiado para o espaço novamente, pois o excesso de gases mantém o calor no planeta aquecendo-o da mesma forma que uma estufa.
A mesma coisa ocorre em vênus, o planeta mais quente do sistema solar não é mercúrio que está mais próximo do sol e sim vênus. Isso acontece pois em vênus existe uma concentração muito alta de CO2 na atmosfera transformando o planeta em um verdadeiro inferno de tão quente e deixando-o inabitável.
Para aprender mais sobre Petróleo clique em: brainly.com.br/tarefa/3442050
#SPJ2