O tratamento mais eficaz para o câncer gástrico é o cirúrgico. O paciente submetido à intervenção cirúrgica, a qual retira ou reduz a câmara gástrica pode apresentar alterações fisiológicas representadas por síndrome de dumping, menor digestão proteica, redução na absorção da vitamina má absorção intestinal. Essas alterações contribuem para a deterioração progressiva do estado nutricional, podendo levar à desnutrição.
Sobre a realimentação após uma cirurgia gástrica, complete as lacunas a seguir:
O primeiro dia de dieta pós-operatório deve iniciar com dieta ____________, a base de líquidos de fácil absorção; após o terceiro dia de dieta evolui-se para uma dieta ____________ a base de alimentos liquidificados. Após evolução do quadro clínico do paciente introduzir a dieta ____________, porém com preparações macias, evitando-se condimentos fortes e picantes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a.
líquida / líquido-pastosa / branda.
b.
líquida-pastosa / liquida / branda.
c.
líquida / leve / geral.
d.
líquida-pastosa / leve / geral.
e.
geral / liquida-pastosa / branda.
Soluções para a tarefa
Respondido por
73
a.
líquida / líquido-pastosa / branda. Correto
Respondido por
15
Resposta:
Os termos que preenchem a lacunas, são: líquida / líquido-pastosa / branda.
Explicação:
A Qualidade de Vida (QV) de pacientes com câncer gástrico e gastrectomizados é comprometida de forma importante. A possibilidade de oferecer um tratamento curativo para essa doença é, segundo algumas pesquisas, o que mais influencia a QV. Após a cirurgia gástrica, pacientes que realizam gastrectomia devem permanecer em jejum por 3 a 5 dias. A realimentação é feita com base na evolução clínica do paciente e nas características da cirurgia.
Perguntas interessantes