O texto argumentativo é aquele que busca convencer e persuadir o interlocutor a pensar como o emissor e a agir como este emissor deseja. No âmbito do que foi estudado sobre argumentação, assinale a alternativa errada.
ALTERNATIVAS
Quando o autor de um texto argumentativo tenta convencer seu interlocutor sobre uma ideia, ele vai gerenciar as informações cabíveis, falando à razão de seu interlocutor. Para tanto, pode usar argumentos de autoridade, estatísticas, resultados de pesquisas etc. Porém, estar convencido a aceitar um posicionamento não significa que o interlocutor está persuadido a agir como o emissor quer. Para persuadir, o emissor precisa gerenciar a relação entre ele e seu interlocutor, investindo nas emoções do outro.
Conforme o Pe. Antonio Vieira, no Sermão da Sexagésima, o texto argumentativo de qualidade precisa: ater-se a um único tema; usar argumentos de autoridade; articular de forma lógica as partes do texto; ratificar ideias abstratas com exemplos concretos; enfraquecer argumentos contrários à tese defendida.
São exemplos de textos do tipo argumentativo os seguintes gêneros: diálogo argumentativo, carta ao leitor, artigos de opinião, reclamação, deliberação informal, requerimento, discursos de defesa e acusação, debate regrado, editorial, resenha crítica etc. O que diferencia um gênero do outro são os objetivos, o grau de formalidade, a maior ou a menor quantidade de argumentos necessários, os tipos de argumentos aceitos etc.
Os gêneros pertencentes ao tipo argumentativo apresentam uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução tem função dupla: ser um convite para leitura e situar o leitor em relação ao tema.
Em um texto argumentativo relativo a um tema polêmico, é necessário o autor expor seus argumentos com lógica; anular os do adversário não é requisito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
a resposta é a alternativa E
beatrizfunnyway:
e sobre a opção A será que está errada?
Perguntas interessantes