O texto a seguir é a referência para as questões 1 e 2. Leia-o atentamente. A Assembleia Nacional da França, órgão equivalente à Câmara dos deputados, aprovou nesta terça-feira (12/2) a lei que permite o casamento e a adoção de filhos por casais do mesmo sexo, que poderá entrar em vigor ou não dentro de dois meses após a promulgação ou veto no Senado. O texto recebeu o apoio dos grupos de esquerda, com 329 votos a favor — impulsionados pelo Partido Socialista do presidente François Hollande, maioria na Casa —, 229 contra, principalmente da direita, e dez abstenções. Os socialistas e seus aliados também são maioria no Senado. Os deputados têm discutido o projeto de lei nas últimas semanas, tema que tem provocado demonstrações de manifestantes contra a legalização. A votação ocorreu 10 dias após os parlamentares aprovarem o primeiro e mais importante artigo do texto, que diz: "o matrimônio é contraído entre duas pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo". desde o início da discussão, a bancada oposicionista e conservadora havia introduzido 4.999 emendas ao texto. Pesquisas populares mostram que os franceses, em geral, apoiam o casamento gay, mas as divergências aumentam quando a adoção de crianças entra em jogo. Deputados franceses aprovam casamento e adoção para homossexuais. OperaMundi, QUESTÃO 1 A partir da leitura da notícia citada, pode-se observar que: a as questões de orientação sexual e direito civil revelam uma ampliação das discussões políticas na sociedade contem- porânea. b as questões de orientação sexual relacionadas ao direito civil estão circunscritas à França contemporânea. c as questões de orientação sexual e direito civil não se rela- cionam com questões de ordem religiosa e moral. d as lutas políticas no mundo contemporâneo não dizem mais respeito às questões de ordem econômica. E as lutas políticas no mundo contemporâneo estão reduzidas unicamente à dimensão da orientação sexual e às questões de gênero.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é letra A.
Olá! O texto apresentado no enunciado traz à tona um tema muito discutido na nossa hodierna sociedade, que é a adoção (e até mesmo o matrimônio) por pessoas do mesmo sexo.
Isso demonstra que ainda há uma grande discussão acerca desse assunto, o qual gera ainda muita polêmica e posicionamentos distintos, envolvendo desde o caráter religioso até o ponto de vista político.
Perguntas interessantes