O tecido ósseo é composto por dois tipos de osso, o osso compacto e o osso esponjoso. Diferencia-se pela quantidade de material sólido e pelo número e tamanho dos espaços que eles contêm, sendo que a proporção de osso compacto e esponjoso varia de acordo com a função do osso (TORTORA; DERRICKSON, 2016).
Sendo assim, quanto a estrutura de um osso longo, analise as afirmativas abaixo:
I. Diáfise: é a haste longa do osso (corpo do osso). Ela é composta principalmente por tecido ósseo compacto, proporcionando resistência ao osso longo.
II. Epífises: são as extremidades de um osso longo e locais onde um osso se articula a um segundo osso, formando uma articulação.
III. Linha epifisial: Localiza-se entre a diáfise e cada epífise de um osso longo adulto.
IV. O periósteo (periósteo = em torno do osso) é uma membrana de tecido conjuntivo que recobre o ossos externamente, responsável por irrigar os ossos com nervos e vasos sanguíneos, por isso sentimos dor ao fraturar um osso.
Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas
Explicação:
Diáfise: é a haste longa do osso (corpo do osso). Ela é composta principalmente por tecido ósseo compacto, proporcionando resistência ao osso longo.
Epífises: são as extremidades de um osso longo e locais onde um osso se articula a um segundo osso, formando uma articulação. Cada epífise é coberta com uma fina camada de cartilagem hialina, chamada cartilagem articular.
Linha epifisial: Localiza-se entre a diáfise e cada epífise de um osso longo
adulto. É um sinal da lâmina epifisial, que é um disco de cartilagem hialina
responsável pelo crescimento ósseo (alongamento do osso) durante a infância.
O periósteo (periósteo = em torno do osso) é uma membrana de tecido conjuntivo que recobre o ossos externamente, responsável por irrigar os ossos com nervos e vasos sanguíneos, por isso sentimos dor ao fraturar um osso.
Resposta:
I, II e III apenas estao correta
Explicação: