- O “socialismo real” agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis
mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais
integrado. Com o colapso da URSS, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim.
Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram
a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada
num Estado completamente coletivizado.
A partir do trecho citado, aponte algumas consequências da Queda do Muro de Berlim para as esquer-
das no mundo:
Soluções para a tarefa
A queda do muro em 1989, não só marcou o fim da República Democrática Alemã, conhecida como Alemanha Oriental e a unificação da Alemanha, como sacramentou o fim do comunismo real. Listaremos algumas consequências mais importantes: Fim da Guerra Fria; Hegemonia dos Estados Unidos, Processo de globalização.
1 - Fim da Guerra Fria - Com o fim da segunda guerra mundial o mundo foi dividido em dois polos de influências, um liderado pelos Estados Unidos e outro liderado pela União soviética. Esta guerra foi marcada pela corrida armamentista e espacial, ditaduras em vários países e as guerras do Vietnã (anos 70) e do Afeganistão (1979)
2 - Hegemonia dos Estados Unidos - após a queda do muro de Berlim os Estados Unidos ampliam sua hegemonia no mundo. A OTAN (organização do tratado do atlântico norte) criada para combater o comunismo, cresce e absorve, até mesmo, os antigos países comunistas.
3 - Processo de globalização - Não existindo impedimentos físicos e ideológicos o capitalismo avança globalmente. O planeta torna-se um potencial mercado consumidor.
A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) foi o bloco que se formou com o colapso da União Soviética, caso queira entender mais https://brainly.com.br/tarefa/7526014
A queda do Muro de Berlim (1989) teve como grande legado o fim da experiência socialista na Europa e o fim da Guerra Fria. Outras consequências, porém, também foram vistas especificamente para as esquerdas.
Uma foi o espalhamento geral da ideologia neoliberal, que tornou-se hegemônica nos anos 1990. Naquela década, é muito difícil encontrar um governo que não adotasse ideias de privatização e diminuição dos gastos públicos.
Outra consequência foi que lugares que passaram pela experiência do comunismo (especialmente na Europa, como Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Sérvia) acabariam se tornando especialmente hostis ao comunismo e à esquerda em geral.
Saiba mais sobre queda do Muro de Berlim: https://brainly.com.br/tarefa/6574923