O socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu entre o fim do século XVIII e a primeira metade do século XIX, no contexto da Primeira Revolução Industrial. Baseada sobretudo no princípio de igualdade, a corrente socialista emergiu como uma forma de repensar o sistema capitalista que vigorava na época. De uma forma geral, quando falamos em socialismo frequentemente associamos o termo à corrente marxista, mas essa não é a única forma de socialismo existente. A partir do século XX, ocorreram no mundo várias tentativas de implementação de regimes socialistas. Com relação aos modelos de socialismo, associe as colunas abaixo.
1. Socialismo Utópico
2. Anarquismo
3. Socialismo Científico
( ) enxerga o proletariado como a única classe social capaz de destruir essa forma de exploração do homem pelo homem, através da destruição do capitalismo.
( ) é uma filosofia política que, em favor da liberdade individual, repudia toda forma de autoridade.
( ) foi a primeira corrente socialista, desenvolvida ainda durante a Primeira Revolução Industrial.
( ) defendem que organizações sociais e econômicas voluntárias devem substituir as instituições autoritárias e coercitivas estatais existentes.
( ) todas as formas de produção, como as indústrias, por exemplo, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado.
( ) enxergavam a indústria como o caminho para o desenvolvimento econômico e, com isso, para a melhoria de vida da população.
A sequencia correta dessa classificação é: Alternativas
Alternativa 1: 1, 3, 2, 2, 1, 3.
Alternativa 2: 1, 2, 3, 3, 2, 1.
Alternativa 3: 2, 1, 3, 2, 3, 1.
Alternativa 4: 3, 2, 1, 2, 3, 1.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foi preciso pesquisar em vários sites, cheguei na seguinte resposta
alternativa D ( 3,2,1,2,3,1).
Resposta:
Alternativa D - 3, 2, 1, 2, 3, 1.
Explicação:
Páginas 54 e 55 do Livro.
1 - Socialismo Utópico: "Na sociedade idealizada, as atividades funcionariam em espécies de grandes cooperativas administradas pelos trabalhadores. Todos teriam seus direitos garantidos e a vida seria tranquila e feliz."
2 - Anarquismo: "Anarquistas são aqueles que criticam a sociedade capitalista e acreditam na liberdade natural do ser humano. Eles defendem a vida em comunidades geridas sem autoridade a partir dos princípios de liberdade e responsabilidade, numa democracia direta, ou seja, sem cargos representativos. O que os anarquistas desprezam são as formas de autoridade e a figura do Estado como fonte de opressão humana."
3 - Socialismo Científico: "foi proposto pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels que defendem a abolição da propriedade privada e a instalação do comunismo, ou seja, um modelo no qual os meios de produção seriam comuns a todos, partindo de uma revolução feita pelos trabalhadores que tomariam o poder da burguesia."