O Sistema Financeiro vem se aprimorando ao longo dos anos e, fruto da necessidade dos agentes econômicos, o mercado financeiro foi segmentado em quatro mercados distintos: o mercado cambial, o mercado de crédito, o mercado de capitais, e o mercado monetário.
FRANCO, Juliana; PARDO, Paulo. Mercado Financeiro e de Capitais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base no exposto, analise as afirmações:
I. No mercado de capitais acontece a negociação de valores mobiliários como ações, debentures e commercial papers.
II. No mercado monetário acontecem as negociações e conversões de moeda estrangeira em moeda nacional e vice-versa.
III. Por meio do mercado cambial acontecem as negociações de títulos públicos entre as instituições financeiras e o Tesouro Nacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
A alternativa 4) é a correta.
O mercado de capitais é um mercado onde empresas e instituições podem ofertar títulos e valores mobiliários e outras empresas, instituições e pessoas podem comprar ou revender esses títulos e valores mobiliários.
A criação de mercados de capitais surgiu com a necessidade de facilitar esse tipo de negociação, que geralmente envolve rentabilidade nos títulos em troca de uma quantia imediata.
O mercado monetário e o mercado cambial são muitos similares, pois a negociação de moeda estrangeira ocorre planejamento, assim como a negociação de produtos, como café e ouro.
Espero ter ajudado!
Resposta: Alternativa 1:
I, apenas.
Explicação: No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas, como as ações, ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas como: as debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e “commercial papers.
I, apenas.
O mercado cambial representa a oferta e demanda por divisas (moeda estrangeira) e seu equilíbrio determina a taxa de câmbio nominal da economia. Segundo Bisi e Feijó (2011), neste mercado são realizadas as operações que envolvem a necessidade de conversão de moedas estrangeiras em moeda nacional e vice-versa,