O significado de ética sempre foi o mesmo ao longo da historia? Explique.
Soluções para a tarefa
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal. A ética está intimamente ligada à moral e consiste numa importante ferramenta para o bom convívio entre as pessoas e para o bom funcionamento das relações e das instituições sociais.
Há diferentes significados para o termo "ética" ao passar do tempo e das concepções humanas sobre moralidade e vida coletiva.
A ética pode ser teleológica ou deontológica.
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade.
Assim, Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Na pesquisa, dizem que a felicidade se encontra na honra, nos prazeres e na riqueza. Contudo, Aristóteles afirma que a felicidade ascende esses requisitos.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem. Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas.
Já os demais parâmetros são caminhos para se chegar à eudaimonia, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
Saiba mais sobre Aristóteles em: brainly.com.br/tarefa/26117800
A ética universal e racional de Kant é concebida na racionalidade, fazendo com que os homens sejam livres e autônomos através do imperativo categórico.
Immanuel Kant cria uma nova filosofia partindo do racionalismo e do empirismo para afirmar a sua filosofia transcendental e categórica.
A deontologia é regrada e ordenada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo. O homem, portanto, é livre para agir, mas sua ação deve seguir a moral universal e aplicável a todos.
Segundo a máxima kantiana imperativa, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal. Com isso, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.
Assim, para Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo no âmbito social.
Sobre mais sobre Kant em: brainly.com.br/tarefa/15201670