O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Entendemos a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica.
Após instalar um chuveiro, João percebe que a água está aquecendo demais. Buscando evitar o problema, ele decide trocar a resistência (resistor) do chuveiro por outra de mesmo material, porém alterando seu comprimento e/ou a área de sua secção transversal.
Sabendo que a resistência de um resistor é diretamente proporcional ao comprimento e a resistividade (propriedade do material) e inversamente proporcional a área da secção transversal, como devem ser as novas dimensões, em relação as da antiga resistência? A Maior comprimento e maior área de secção transversal. B Maior comprimento e menor área de secção
transversal. C. O Maior comprimento e manter a área da secção transversal. D Menor comprimento e menor área de secção transversal. E. Menor comprimento e maior área de secção.
Soluções para a tarefa
Para que o Efeito Joule seja menor, a resistência deve ser de menor valor, logo o comprimento deve ser menor e/ou a secção transversal deve aumentar. Alternativa E.
É uma equação que mostra as grandezas físicas relacionadas à resistência elétrica de um condutor. É dada pela Segunda Lei de Ohm, que nos diz:
R=ρ. L/A
onde:
- R é a resistência, em Ω
- ρ é a resistividade do material, em Ω.m
- L é o comprimento do condutor, em m
- A é a área da seção transversal do condutor, em m²
Portanto, por essa lei, pode-se ver que o valor da resistência elétrica de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção transversal.
Além disso, ela mostra que a resistência de um condutor, através da resistividade, além de depender da forma, depende também de fatores microscópicos pois, essa grandeza, mede quanto um material se opõe à passagem de corrente elétrica por ele.