História, perguntado por elencamile135, 1 ano atrás

O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Aristócles
2
Na verdade o Renascimento não é um acontecimento único que demarcou a passagem da Idade Média para a Moderna, muito pelo contrário, durante a Idade Média houveram muitos renascimentos, mas que não foram tão relevantes quanto ao Italiano por exemplo, por isso não se deve ter como unico o Renascimento na transição das eras. Mas o que se pode dizer com certeza é que o Renascimento Cultural, assim como o Comercial e Urbano abriram sim as portas para o surgimento e para o fundamento da classe nova chamada Burguesia, que as poucos começou a enriquecer cada vez mais e enxergar seus poderes de dominação social, um exemplo muito grande é a Rev. Francesa, que levou a classe burguesa ao poder da França, por exemplo.


Aristócles: Se quer uma dica, leia Peter Burke (o renascimento) exemplifica muito bem toda essa questão em poucas páginas, toda a questão do nascimento do Humanismo e os acontecimentos que demarcaram o Renascimento tao famoso como é... Eu li na faculdade de Historia e gostei muito. Abs!
Perguntas interessantes